1 de fevereiro de 2025
Resumo da semana: Lula fala ao país, desemprego cai e emprego formal cresce

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O programa especial Semana Gov traz o resumo dos fatos, ações, decisões e entregas do Governo Federal nas áreas social, da saúde, educação, trabalho e economia. Nesta semana, a conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com jornalistas foi destaque. Lula fez um balanço das ações federais e enfatizou que a gestão seguirá compromissada com uma política que alie responsabilidade fiscal com capacidade de investimentos, crescimento econômico, geração de emprego e inclusão social.

Também esta semana, o Governo Federal anunciou a criação de um posto de acolhimento humanitário, em Confins (MG), para receber os cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos. O saldo de empregos de janeiro a dezembro de 2024 teve um crescimento de 16,5% em relação ao saldo registrado de 2023, enquanto a taxa de desemprego medida pela Pnad do IBGE apurou a menor taxa média de desemprego.

Na educação, setor em que a União superou a execução orçamentária mínima prevista na Constituição, o piso salarial dos professores com jornada de 40 horas semanais terá reajuste acima da inflação. Confira estas e outras notícias na edição do Semana Gov desta sexta-feira (31/1).


Assista ao Semana Gov

Graziele Bezerra apresenta o Semana Gov
Graziele Bezerra apresenta o Semana Gov

Confira toda a movimentação das agendas externa e interna do Governo Federal

Em conversa com o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. Putin expressou apoio à presidência brasileira do BRICS e indicou disposição em avançar na facilitação do comércio e dos investimentos entre os países membros.

Na ligação com o presidente do Chile, Gabriel Boric, ambos reforçaram a importância de trabalhar pela integração da América Latina e o Caribe. Boric também confirmou visita de Estado ao Brasil em 22 de abril deste ano.

Em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente Lula ressaltou o momento especial do Brasil na geopolítica, com realização do Brics e COP 30 no país, exaltou a abertura de mais de 300 mercados para produtos nacionais e as oportunidades abertas pela reforma tributária no comércio exterior.

No início da semana, Lula esteve reunido com ministros para tratar do acolhimento aos brasileiros repatriados dos EUA. O Governo Federal planeja estabelecer um posto de acolhimento humanitário em Confins (MG) e auxiliar na inserção dos cidadãos no mercado de trabalho.

Ministérios alinham suas pautas em preparação à COP 30, que acontece em novembro, em Belém, Pará. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com o presidente da conferência, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, para discutir a participação do setor agropecuário brasileiro no evento.

Já o ministro das Cidades, Jader Filho, discutiu com o embaixador a importância da pauta urbana na conferência. Entre as principais propostas apresentadas está a criação de um espaço exclusivo dentro da COP 30 para debater questões urbanas: o Pavilhão das Cidades.

O Ministério do Turismo levou suas pautas à Secretaria Extraordinária do Governo Federal dedicada ao evento (Secop). Serão disponibilizados cursos de qualificação profissional por meio da Escola Nacional de Turismo, em Belém, e ofertados créditos a empreendedores turísticos privados locais.

O Governo Federal aposta também em novos canais de participação social para a COP 30. Um das metas é repetir o êxito do G20 Social, na Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro, no ano passado.

No lançamento da Política de Sustentabilidade para o setor de portos, aeroportos e hidrovias, o ministro Silvio Costa Filho anunciou 15 ações na área, entre elas a eletrificação de portos para garantir energia limpa a navios que aguardam autorização para atracar e convênios internacionais, inclusive com a China, para promover o uso de SAF (combustível sustentável para aviões).

Acordo internacional facilita cobrança de pensão alimentícia entre Brasil, Cabo Verde e Paraguai. O procedimento de cobrança é facilitado entre os mais de 50 países signatários da Convenção da Haia sobre Alimentos, que está em vigor no Brasil desde 2017.

O general de divisão Ulisses de Mesquita Gomes foi nomeado para o cargo de Comandante Militar da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo. A nomeação ocorre em momento de preocupante recrudescimento da violência no leste da República Democrática do Congo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu com embaixadores de países africanos para discutir estratégias de desenvolvimento do turismo entre o Brasil e o continente africano. Ele destacou a importância da sustentabilidade como pilar fundamental para a promoção do turismo global. Ao todo, foram 35 nações africanas à mesa.

O Banco Mundial e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional alinharam as prioridades para aporte de US$ 500 milhões em fundos de desenvolvimento, em projetos relacionados à sustentabilidade nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Rio de Janeiro e Niterói irão representar o Brasil na candidatura para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A candidatura conjunta das cidades foi aprovada em votação na Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Cooperação entre os Correios do Brasil e de Portugal oferece serviços a imigrantes. A proposta busca facilitar o acesso das comunidades residentes no exterior aos serviços postais do país de origem.

O longa-metragem Perfekta, dirigido por João Daniel Tikhomiroff conquistou o prêmio de Melhor Conteúdo Infantil, sendo o único prêmio brasileiro entre os 13 vencedores do Rose d’Or Latin Awards, prêmio suíço que consagra os melhores programas de televisão de todo o mundo.

Com informações do Departamento de Mídia Internacional da Secom/PR

Deixe uma resposta