Município é um dos cem selecionados para participar da obra “Cultura viva: histórias e saberes na escola”
As muitas boas histórias contadas todos os dias nas milhares de salas de aula de cidades de todo o Brasil são a matéria-prima do livro “Cultura Viva: histórias e saberes na escola”, produzido pela Aprende Brasil Educação e com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. Com um olhar voltado especificamente para o ensino público brasileiro, a ideia é destacar vivências positivas nas escolas de cem municípios de todas as regiões do país. Cariús é um dos escolhidos.
Para a idealizadora do projeto e gerente de marketing e produto da marca, Damila Bonato, essa é uma forma de reconhecer e divulgar a dedicação de professores e equipes pedagógicas no processo de formação cidadã. “Só quem vive a escola pública sabe do potencial que esses espaços reservam, em termos de futuro para o nosso país. Sabemos dos muitos desafios envolvidos no ensinar e, por isso mesmo, queremos dar visibilidade ao trabalho fantástico desenvolvido por tantos profissionais da Educação Brasil afora”, ressalta.
A obra vai passear pelos rincões brasileiros para mostrar ao grande público a grandeza do ensino público, suas potencialidades, sua beleza e a forma como ele ajuda a construir um projeto de nação com mais equidade e diversidade. “Queremos capturar imagens visuais e narrativas de como funcionam as nossas escolas e tudo o que elas trazem como contribuição para o futuro que queremos neste país. O trabalho desenvolvido nesses espaços possibilita que muitas crianças vislumbrem uma realidade melhor”, lembra Damila.
Na impossibilidade de ir a cada um dos cem municípios selecionados pela Aprende Brasil Educação, o olhar da fotógrafa Liz Wood vai retratar 20 deles. Os demais estarão no livro por meio de uma colaboração entre a marca e as prefeituras parceiras. Todos eles terão, além das imagens, suas histórias devidamente contadas pelas palavras delicadas da jornalista Clarissa Rocha. O resultado desse trabalho deve ser lançado em maio de 2025.