14 de janeiro de 2025
Sidônio Palmeira Assume Secom com Apoio de Lula

Sidônio Palmeira e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Publicitário assume o comando da comunicação federal com o desafio de melhorar os índices de aprovação do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (14), às 11h, da cerimônia de posse de Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. O publicitário assume o cargo com a missão de redesenhar a comunicação governamental, que recentemente foi alvo de críticas públicas do próprio presidente. Sidônio substitui Paulo Pimenta, que ocupava a função desde o início do atual mandato de Lula.

Segundo Sidônio, o objetivo é aproximar a percepção da população dos resultados da gestão. O publicitário avalia que os bons resultados do governo ainda não são devidamente percebidos pela população. Outro grande desafio é enfrentar a onda de desinformação na sociedade e rebater com rapidez fake news que vêm ganhando tração na sociedade, como ocorre no caso do Pix.

A troca de comando marca o início da reforma ministerial planejada para este mês, como antecipou Rui Costa, ministro da Casa Civil. Em entrevista, Costa afirmou que as mudanças ministeriais devem ser concluídas até o dia 21, quando ocorrerá a primeira reunião geral de 2025 com todos os 38 ministros.

Perfil e trajetória de Sidônio Palmeira

Com vasta experiência no marketing político, Sidônio Palmeira tem no currículo a coordenação de campanhas de grandes líderes petistas, como Rui Costa e Jaques Wagner, além de ter comandado a campanha presidencial do presidente Lula em 2022. Engenheiro de formação, Sidônio iniciou sua trajetória política como líder estudantil na Universidade Federal da Bahia e ingressou na comunicação política na campanha de Lídice da Mata, eleita prefeita de Salvador em 1992.

O publicitário defende a manutenção do slogan “União e Reconstrução” utilizado pelo governo, mas ressalta a necessidade de ajustes na comunicação para dar mais visibilidade às conquistas da gestão petista. “O foco é o governo falar o que tem. Os ministérios precisam aparecer e mostrar suas marcas, o que estão fazendo”, afirmou Sidônio, enfatizando a importância de usar diversos meios de comunicação para alcançar a população.

Estratégia para 2026 e críticas públicas de Lula

A posse de Sidônio ocorre em um momento estratégico para o governo, que já mira as eleições de 2026. Em dezembro de 2024, Lula fez críticas contundentes à comunicação federal, apontando falhas na divulgação das ações governamentais. “Há um erro no governo na questão da comunicação, e sou obrigado a fazer as correções necessárias”, declarou o presidente em seminário do PT.

Lula destacou que as conquistas do governo precisam chegar à população de maneira mais efetiva. “Nós não estamos conseguindo comunicar as coisas que estamos fazendo. É uma das minhas preocupações, que quero começar a resolver no início de ano”, afirmou.

Sidônio já adiantou que a comunicação do governo será mais “uníssona” e integrada, garantindo que os feitos da gestão sejam amplamente divulgados. Ele também ressaltou que Lula continuará exercendo sua marca pessoal nos discursos, com maior frequência de entrevistas e diálogo direto com a imprensa.

Com informações de Brasil 247

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