12 de janeiro de 2025
crimes no ceará

Foto: Reprodução

O Ceará registrou um aumento de 10,2% no número de homicídios e latrocínios em 2024, se comparado com o ano anterior. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O mesmo levantamento registrou uma queda de 1,6% entre julho e dezembro de 2024, dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em comparação ao mesmo período de 2023. Ainda assim, o acumulado do ano foi de 3.272 ante a 2.970 no ano anterior com 302 mortes a mais que em 2023.

redução constatada pelos números do segundo semestre é resultado da queda dos crimes em Fortaleza e na Região Metropolitana, de 3,6% e 21,9%respectivamente. Em Fortaleza houve 396 homicídios entre julho e dezembro de 2024, contra 411 no mesmo período de 2023, já na Região Metropolitana a diminuição foi maior, com 361 casos, enquanto que no ano anterior foram catalogados 462. Segundo a SSPDS, esses números refletem as novas estratégias implementadas, com foco no fortalecimento das forças de segurança, com ampliação das ações de investigação.

O titular da pasta da segurança pública, Roberto Sá, avaliou como positiva as somas dos resultados. “Tivemos um ano desafiador, mas conseguimos reverter, no segundo semestre, uma tendência de aumento nos CVLIs, o que nos permitiu encerrar o ano com a redução no segundo semestre. Isso é resultado de um trabalho coletivo e de estratégias direcionadas”, concluiu.

O Governo do Ceará investiu na segurança pública de forma mais acentuada no segundo semestre do ano com a entrega de mais de 3.500 novos equipamentos de comunicação para as forças de segurança, além da convocação de 1.623 novos policiais militares. Em 2025, o Governo do Ceará segue apostando em investimentos para combater a violência. O novo Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) é uma das ações adotadas para continuar reduzindo os índices de violência.

Fonte: Site Ceará News 7

Deixe uma resposta