12 de janeiro de 2025
III Convocatória do Centro Cultural do Cariri tem inscrições abertas

Foto: Reprodução

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com Instituto Mirante de Cultura e Arte, segue com inscrições abertas para a III Convocatória para Programação do Centro Cultural do Cariri até 19 de janeiro.  A chamada pública n.º 034/24 selecionará propostas artísticas e formativas para integrar sua programação em 2025, com um total de 58 projetos distribuídos em diferentes categorias e linguagens.

O edital busca promover uma programação aberta, diversa, acessível e gratuita, abrangendo as áreas de artes cênicas; música; literatura; culturas urbanas; cidadania cultural; segmento técnico; comunicação; ciência, cultura e natureza, fomentando a difusão da produção cultural no Cariri, seguindo o Plano Estadual de Cultura do Estado Ceará.

Podem participar artistas, grupos e coletivos do Ceará, além de técnicos, educadores e agentes culturais, desde que sejam representados por pessoa jurídica e tenham mais de 18 anos. Para atividades formativas, é necessário comprovar residência no Cariri há pelo menos três anos, com exceção das oficinas de comunicação. As inscrições devem ser realizadas até às 23h59, do dia 19 de janeiro de 2025, através da plataforma do Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/6123/). Cada proponente pode inscrever até duas propostas, mas apenas uma será selecionada, independentemente da categoria ou linguagem escolhida.

A análise e seleção das propostas será feita por uma banca composta por profissionais do Instituto Mirante de Cultura e Arte, do Centro Cultural do Cariri, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e da Rede de Equipamentos da Cultura do Estado. Serão considerados critérios como diversidade de gêneros, estilos, temáticas e movimentos artísticos e culturais, além da adequação aos objetivos e exigências do edital.

O CCCariri dispõe de ampla infraestrutura para a realização das propostas, incluindo o Terreiro das Artes, Parque, Pequeno Palco, Núcleo de Artes e Ofícios, Bosque, salas de formação e a Rádio Unaé. As categorias contempladas no edital incluem artes cênicas, com teatro, dança, circo e performances; música, com apresentações solo, duo, trio ou bandas/coletivos; literatura, com rodas de conversa, cursos de escrita e contação de histórias; culturas urbanas, com atividades como hip-hop, grafite e dança de rua; cidadania cultural, com projetos voltados à diversidade e acessibilidade; ciência e natureza, com iniciativas ligadas à preservação ambiental e popularização da ciência; e comunicação, com oficinas de fotojornalismo, edição e mixagem.

Deixe uma resposta