14 de janeiro de 2025
p.19 - Golpistas na Cadeia

REFORMA TRIBUTÁRIA

Neste ano de 2024 tivemos a aprovação da reforma tributária. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que regulamenta a Reforma Tributária, foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Entre os setores contemplados pela nova legislação está a Cultura, que contará com alíquota reduzida em diversas atividades. O texto traz a criação de três novos impostos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). A proposta busca simplificar o sistema tributário brasileiro, substituindo diversos tributos existentes. O IBS e a CBS incidirão sobre a maioria das operações de bens e serviços, enquanto o IS será destinado a produtos nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas.


GOLPISTAS NA CADEIA

O problema da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 é que nunca tivemos tão pertos do golpe ter dado certo e hoje vivermos em uma ditadura violenta e de extrema-direita. O golpe foi executado e iniciado. Estava muito bem planejado. Tinha financiamento e tudo mais. Um inquérito da Polícia Federal descobriu muita coisa, inclusive apontou para militares, integrantes do governo Bolsonaro, o próprio Bolsonaro e generais como Braga Netto e Augusto Heleno. Muitos já foram presos, dentre eles, o general Braga Netto.


FIM DA DEMOCRACIA

O inquérito da Polícia Federal é extenso e envolveu mais de 40 nomes. Jair Bolsonaro também está entre os envolvidos. Vez por outra usa as redes sociais e perde anistia pelo crime de tentativa de abolição do estado democrático de direito. A prisão de militares graduados é a demonstração de que o Brasil precisa punir os crimes contra o estado democrático.


23/08/2019. Credito: Ed Alves/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia – DF. Politica. Cerimonia Dia do Soldado. Presenca do Presidente Jair Bolsonaro com o comandante do Exercito Leal Pujol. Local. Setor Militar Urbano de Brasilia.

CORREMOS RISCO?

A pergunta que não quer calar é … corremos mais algum risco de golpe de estado?  Corremos sim e as tentativas não vão acabar apenas por conta das prisões atuais. É preciso que as autoridades brasileiras, principalmente o Judiciário possam agir de forma efetiva e punir os culpados. A trama do golpe está sendo esclarecida via as investigações feitas pela Polícia Federal. Pelo que se apura Bolsonaro seria o maior beneficiado. E não há como negar pois Bolsonaro passou quatro anos em seu governo ameaçando a sociedade brasileira de um golpe de estado.


JUROS ALTOS

O Brasil é o campeão dos juros altos. E com a gestão de Campos Neto à frente do Banco Central nós conseguimos chegar a 12 por cento de juros. Uma marca altíssima e que inviabiliza o processo de crescimento econômico que o Brasil precisa. Campos Neto funcionou como um sabotador da economia nacional. E ficou provado que é falácia essa história de BC autônomo.


BAIXO CLERO NA CADEIA

O bolsonarismo fez todo tipo de campanha em 2024. Uma delas é que a sociedade dê anistia aos golpistas do 8 de janeiro de 2023. De volta as esquerdas, os setores democráticos e as organizações da sociedade civil defendem que não se deve dar anistia a esses golpistas, que no final das contas não estavam nada bem intencionados. Enquanto o baixo clero bolsonarista está curtindo cadeia Bolsonaro tenta jamais entrar em uma cela.


CONTRA O POVO

Na Câmara dos Deputados o ano de 2024 foi prodigioso em votações contra os interesses do povo brasileiro. Uma bela união entre o bolsonarismo e o centrão. Quando se tem pautas populares deputados bolsonaristas são os primeiros a se colocarem contrários. E já avisaram que não querem e nem irão aprovar a ideia do governo Lula de não taxar com imposto de renda quem recebe até 5 mil reais de salário. Parlamentares do centrão e do bolsonarismo já disseram que se colocam contrários a essa política.


POUCO TRABALHO

O deputado André Fernandes (PL) queria muito ser prefeito de Fortaleza. Disse em sua campanha várias coisas, dentre elas ser diferente, trabalhador, contra tudo o que aí está. Pois bem, neste final de ano de 2024 descobrimos que o nobre parlamentar pouco trabalha. Afastado desde o fim das eleições para prefeito em que sofreu uma derrota para o PT, em Fortaleza, André Fernandes trabalhou apenas durante 53 dias neste ano de 2024, folgando ou faltando em mais de 300 dias. André Fernandes (PL-CE) já completou exatos 2 meses consecutivos sem trabalhar.


VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO

A violência policial em São Paulo estourou em 2024. Ou então, ficou bem mais evidente a letalidade da polícia militar em São Paulo e  em muitos estados brasileiros. Um exemplo: o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu 757 denúncias de violência relacionadas a agentes de segurança pública de SP. Em média, duas denúncias são feitas por dia. O número cresceu 429,37% em relação ao ano passado.(CNN)


PRÓPRIO VENENO

Uma das coisas mais emblemáticas deste ano de 2024 foi o caso do deputado Felipe Franco. Um deputado metido à valente e apoiador do bolsonarismo. Do bandido bom é bandido morto. Pois é, ele votou contra o uso de câmeras pela polícia. Depois fez um vídeo chorando após levar uma surra da PM e não ter como provar.