14 de janeiro de 2025
PAGINA 26 SINDURCA 01

LUTA DOCENTE: GREVE NA URCA MARCOU TRAJETÓRIA DE PROFESSORES

Com início em abril de 2024, a greve dos professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi um grito de força na luta docente. Todas as decisões foram tomadas pela classe docente, que se uniu também aos alunos e alunas, sobretudo do movimento estudantil.

A greve criou um comitê de mobilização que tem o objetivo de descentralizar o olhar dos campi da URCA, incluindo todas as localidades. Além disso, foram criados comitês permanentes que analisam a infraestrutura e os desafios que a universidade enfrenta até os dias atuais.


CONQUISTAS DA GREVE:

  • Convocação do concurso público de 2022;
  • Abono pago em outubro;
  • 3% acima do reajuste geral dos servidores públicos;
  • Criação de mais de 150 cargos para a URCA;
  • Inclusão de cargo titular na carreira docente.

SÓ A LUTA MUDA: A SINDURCA SEGUE COM OS DESAFIOS PARA O PRÓXIMO ANO

Apesar das conquistas, a URCA permanece com o desafio da infraestrutura básica para alunos e professores. Neste ano, um galpão pegou fogo, e como relatado nas redes sociais, foi uma “tragédia anunciada”, quando professores e professoras já haviam se unido para alertar à Reitoria sobre os grandes riscos do local. A questão da infraestrutura segue sendo cobrada ao Governo do Estado como a base para o funcionamento da Universidade.

Para o próximo ano, a URCA segue com a “carência” docente, mas a SINDURCA seguirá lutando para que as faltas sejam preenchidas, bem como a pauta dos processos de desenvolvimento funcional dos professores.