UM ANO DE DISPUTAS NO CARIRI
Como em todo o Brasil a Região do Cariri cearense foi palco de muitas disputas eleitorais. O voto dos caririenses, ao final, resolveu várias pendengas políticas que estão longe de terminar. O Cariri elegeu prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras. Mudou bastante o cenário eleitoral. Quem saiu fortalecido nestas eleições 2024 no Cariri foi o Partido dos Trabalhadores que elegeu 12 prefeitos incluindo Crato e Barbalha. Já o prefeito de Juazeiro do Norte Gledson Bezerra (Podemos) conseguiu a façanha de se reeleger, algo que ainda não tinha acontecido na terra do Padre Cícero.
HERANÇA MALDITA
Um dos principais problemas detectados após as eleições na Região do Cariri neste ano de 2024 é a herança maldita deixada por algumas desastrosas gestões municipais. Em alguns casos foi preciso o Ministério Público e até mesmo a Justiça intervir para que as transições acontecessem de forma correta.
MUITO TRABALHO
Uma das gestões que fica devendo ao seu povo é na cidade de Altaneira. A oposição venceu, mas o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) deu o mal exemplo. A transição foi feita de forma que atrapalha o início da gestão de Késia Alcântara (PSB). Outro péssimo exemplo foi em Campos Sales. Vereadores de oposição acusaram o prefeito Joao Luiz que perdeu a reeleição de sumir da cidade e prejudicar a transição.
ZÉ AILTON EM NOVOS RUMOS
O prefeito do Crato José Ailton Brasil (PT) finalmente deixa a prefeitura após 8 anos de gestão. Foram dois mandatos consecutivos como prefeito da terra de Bárbara de Alencar. Nesse período José Ailton fez uma série de obras importantes. Deixou ainda a obra do canal do Rio Granjeiro em que ele fez toda a articulação e solicitou ao então governador Camilo Santana para que a obra fosse efetivada. Em 2026 deve ser candidato a deputado estadual.
HORA DE PLANTAR
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) iniciou a distribuição de sementes do projeto Hora de Plantar 2024/2025, em Mauriti, no Cariri. Com a expectativa de contemplar mais de 182 mil agricultores de 182 municípios cearenses, com exceção Fortaleza e Eusébio, por não possuírem zonas rurais, o projeto busca proporcionar incrementos na produtividade agrícola, contribuindo para o aumento da renda e na segurança alimentar de diversos cearenses.
FERNANDO SANTANA
O deputado estadual Fernando Santana (PT) teve um ano bastante agitado. Foi candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, mas mesmo perdendo para o atual gestor Glêdson Bezerra terminou com mais de 70 mil votos no pleito. Em seguida, teria uma eleição garantida para a presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa, mas saiu da disputa para não ampliar uma possível crise entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o senador Cid Gomes (PSB). Agiu de forma republicana. Ajudou a eleger Romeu Aldigueri (PDT) presidente da Alece e termina o ano indicado para a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará. Em 2026 tem tudo para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
UM NOVO POTENGI
O prefeito eleito de Potengi, Salviano Alencar e a vice-prefeita eleita Silvaneide Alencar (PDT) tomarão posse neste 1º de janeiro de 2025 marcando o início de uma nova gestão no município. A solenidade contará com uma programação especial que reunirá familiares, amigos, autoridades municipais e estaduais, além da população potengiense. A eleição foi simbólica e marcou a vitória de Salviano, um empresário de sucesso que já começou a trabalhar pela cidade.
ARARIPE COM MUDANÇAS
Quem promete mudanças profundas na cidade de Araripe é o prefeito eleito Zé Gordinho (PT). Segundo o prefeito eleito, durante entrevista disse que sua tarefa inicial é fazer com que os principais serviços públicos da cidade voltem a funcionar para atender o conjunto da população.
MONITOR DAS SECAS
O mapa mais recente do Monitor de Secas, referente ao mês de novembro, indica avanço na área de seca moderada no Cariri. Desde outubro, todos os 29 municípios da região estão classificados como afetados por seca, com situações variando entre seca fraca e seca moderada. O avanço se dá em relação ao grau de severidade da seca. Em setembro, a região apresentava apenas seca fraca em sua extensão. O cenário mudou em outubro, quando cerca de 50% do território passou a ser atingido por seca moderada, e piorou em novembro, com mais de 80%. (Cariri Ativo)
VAI VEM
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou a ampliação do programa de transporte gratuito “VaiVem” para a Região Metropolitana do Cariri, abrangendo cidades como Juazeiro do Norte e Crato. A cidade de Sobral também será contemplada com a expansão, sendo a próxima a ser beneficiada pela iniciativa. Criado para garantir transporte gratuito a estudantes, o “VaiVem” foca no público que precisa se deslocar para universidades e outras instituições de ensino superior. (Cariri Ativo)