31 de janeiro de 2025
Ceará amplia transporte gratuito para o Cariri

Foto: Reprodução

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta quinta-feira (26) a expansão do programa de transporte gratuito “VaiVem” para a região metropolitana do Cariri, abrangendo cidades como Juazeiro do Norte e Crato. O programa, que já atende a Região Metropolitana de Fortaleza, superou 1 milhão de viagens desde sua implementação. O objetivo é garantir maior acessibilidade e mobilidade para os estudantes, especialmente universitários, facilitando o acesso e a permanência no ensino superior. A expansão também inclui a cidade de Sobral, que será a próxima a ser beneficiada com a iniciativa.

O “VaiVem” foi criado para oferecer transporte gratuito a estudantes, com foco naqueles que precisam se deslocar para universidades e outras instituições de ensino superior. A proposta surgiu como uma forma de reduzir as dificuldades financeiras e logísticas enfrentadas pelos alunos, promovendo a inclusão educacional e contribuindo para a permanência no ensino superior. A declaração foi feita em entrevista às rádios O Povo CBN Cariri e O Povo CBN.

Desde sua criação, o programa tem atendido a milhares de estudantes e contribuindo significativamente para a democratização do acesso à educação no estado. Implementado em Fortaleza e Região Metropolitana desde 2023, o programa atende o público estudantil de instituições públicas e privadas, que estejam regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuam carteira de estudante válida para a macrorregião. O benefício é válido para todos os dias da semana, em metrôs, ônibus e vans.

De acordo com a Lei, os beneficiários recebem gratuitamente o cartão eletrônico para utilização em sistema de bilhetagem, que deverá ser implantado pelos operadores de transporte metropolitano. O cartão permite o armazenamento de créditos eletrônicos e deverá ser personalizado, pessoal e intransferível, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do(a) beneficiário(a), possibilitando o controle do seu uso através de biometria ou outra tecnologia de identificação pessoal. Com a expansão para o Cariri, o programa deve atender os estudantes matriculados em universidades públicas e particulares da Região.

Com informações do Site Miséria.