Resultado da parceria entre Governo do Ceará, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e municípios, o Selo Unicef foi concedido a 158 municípios cearenses em reconhecimento aos avanços em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Esta edição da certificação foi a com melhores resultados no estado. Representando o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, participou da cerimônia.
Considerando a maior conquista do Ceará nos últimos 25 anos na área da infância e adolescência, a vice-governadora Jade Romero destacou a importância desse reconhecimento para o Estado, que tem fortalecido suas políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes nos últimos anos.
“É de extrema importância essa articulação dos municípios com o Unicef e o Governo do Estado para que possamos superar os desafios em relação, principalmente, à primeira infância. Hoje, nós temos o melhor resultado em 25 anos. O Ceará, em parceria com seus municípios, virou a página que tínhamos há algumas décadas, com um cenário que ainda tinha desnutrição e inúmeros desafios a serem superados”, comentou Jade.
“Nós conseguimos superar, por meio de implemento de políticas públicas e de investimentos realizados com a coordenação das últimas gestões. Nós, gestores, passamos, mas as políticas ficam. As diretrizes para que sigamos avançando permanecem e assim continuaremos comemorando o avanço do Ceará”, destacou a vice-governadora.
As cidades premiadas avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência. Entre os anos de 2021 e 2024, a cobertura da Tríplice Viral D2 subiu nos municípios do Ceará certificados pelo Selo Unicef de 63,8% para 90,2%, acima da média nacional. Além disso, 171 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV) do Unicef para acelerar a imunização das crianças. A área de Educação também apresentou resultados positivos, com 176 municípios cearenses alcançando suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) do Unicef.
O secretário-executivo da Proteção Social, Sandro Camilo, representando a secretária Onélia Santana, agradeceu o empenho de todos que realizaram esse trabalho juntos e enfatizou que investir em políticas públicas para este público específico é a melhor forma de mudar o Ceará positivamente. “Não existe outra maneira de mudar e melhorar o nossos estado que não seja investindo nas nossas crianças e adolescentes”.
Trabalho pela vida
O trabalho do Unicef junto ao Ceará, para a certificação através do Selo Unicef, acontece há 25 anos. O município que aderir de forma espontânea assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A certificação é fruto da parceria entre Unicef e os governos estaduais e municipais, por meio da atuação integrada e intersetorial.
Com tantos anos de parceria, o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, agradeceu pelo Ceará – e seus municípios – participarem fortemente da busca por um futuro melhor para os jovens. “Dos 933 municípios brasileiros que conseguiram avançar em suas políticas, mais de 150, mais precisamente 158, estão no Ceará. Aqui é onde o Selo Unicef está há mais tempo, então é muito especial ver esse resultado. Essa é uma história de parceria em que aprendemos muito juntos”.
O chefe do Escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar, ressaltou que esse selo é o resultado do “trabalho pela vida” de crianças e adolescentes por todo o Ceará. “Hoje nós celebramos a maior conquista do Ceará, na área de infância e adolescência, nos últimos 25 anos. E essa conquista se traduz no trabalho dessas pessoas que estão aqui”, destacou Rui.
“Para ganhar esse selo precisa fazer o mesmo que os municípios aqui fazem, trabalhar pela vida. Esse foi um trabalho vitorioso que fizeram pela vida no Ceará”, pontuou. “O Ceará abriu os caminhos da municipalização da educação e do regime de colaboração nas áreas da saúde, educação e proteção social. O que o Ceará faz é colaboração pela vida”, complementou Rui Aguiar.
A metodologia para conceder o Selo inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Somos além do futuro, somos o presente”
Tocada por projetos dessa parceria quando tinha 12 anos e engajada na causa até hoje como representante dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nuca), Thais Hellen, da etnia Pitaguary, de Pacatuba, enfatizou a importância desses projetos para além do futuro das crianças, mas para o presente. “Nesses anos, muitas vidas foram mudadas por um trabalho de coletividade. Nós só temos a crescer com todas as pessoas que estão dispostas a unir as mãos e trabalhar. Tentar mudar a vida desses jovens é um ato revolucionário, porque somos para além do futuro, somos o agora, o presente”, disse.
“O Unicef me achou quando eu mais precisava, me manteve com ele quando eu mais queria mudar a vida de crianças e adolescentes. Eles me acharam e me deram essa oportunidade. Estamos mudando a vida de jovens. Quando eu digo que sou Conselheira Jovem do Unicef no Ceará é uma honra, pois o Ceará é referência em muitas áreas”, pontuou a jovem Thais.
Elo entre esperança e o futuro
Com 158 municípios recebendo o Selo Unicef, o estado passa a ter 86% cidades com a certificação. Um dos cearenses que trabalhou para que o estado vivesse essa realidade foi João Neto Rocha, articulador do município de Brejo Santo.
“Somos a força para fazer o bem. Estou com o coração cheio de orgulho das pessoas que doaram suas vidas e seus dons para um futuro melhor. Somos, sem dúvida, um elo entre a esperança e o futuro. Fomos juntando pontinhos de esperança para fazer esse trabalho crescer em nossos municípios”, comentou João.
Representando os prefeitos, Júnior Castro, prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), comemorou o resultado do trabalho feito a muitas mãos. “Ser agraciado por esse selo é uma felicidade. Este momento de felicidade temos a oportunidade de construir o presente abrindo portas para o futuro. Ficamos felizes por saber que tudo isso é fruto de muito dedicação e parceria, quando tudo é feito pensando em gerar melhores oportunidades para as nossas crianças e adolescentes”, concluiu.
Municípios agraciados
Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Barreira, Barro, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Capistrano, Cariré, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Caucaia, Cedro, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milagres, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Uruburetama, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.