23 de dezembro de 2024
Socorro Martins será secretária de Saúde de Fortaleza

Em meio a um pronunciamento sobre assédio moral no trabalho na manhã desta quarta (11), o líder do bloco governista na Assembleia Legislativa, deputado estadual De Assis Diniz (PT), anunciou o nome de Socorro Martins como secretária de Saúde de Fortaleza.

“Aproveitando o mote da saúde, informo que o prefeito eleito Evandro Leitão (PT) acabou de definir aquela que deve ser a principal secretária da gestão. Uma grande escolha. A Saúde de Fortaleza voltará a ser comandada pela médica Socorro Martins, profissional extremamente competente, que exerceu a mesma função no primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio, de 2013 a 2016”, ressaltou.

De Assis falou sobre o problema do assédio moral no trabalho e trouxe dados preocupantes, sendo aparteado por vários deputados. Segundo o parlamentar, levantamento divulgado pela Justiça do Trabalho do Brasil, em todas as suas instâncias, de 2020 a 2023, foram julgadas 419.342 ações envolvendo assédio moral e assédio sexual. Trata-se de uma conduta abusiva que fere a dignidade do trabalhador, podendo ocorrer por meio de palavras, gestos ou comportamentos. O objetivo é desestabilizar emocionalmente a vítima, prejudicando sua saúde mental e profissional.

“O fato de mais de 90% das vítimas não denunciar a agressão sofrida pode ser explicado pelo medo da exposição e de sofrer alguma retaliação – por exemplo, perder o emprego ou ficar desacreditado perante os colegas. Temos que enfrentar esta questão para combater a depressão, o estresse e inclusive o suicídio no meio da classe trabalhadora”, explicou.