O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) criticou, nesta segunda-feira (9), a proposta do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), que altera os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio de vídeo, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara classificou as mudanças como prejudiciais aos beneficiários e destacou o impacto social negativo da medida.
O BPC é destinado a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência, garantindo atualmente o pagamento de um salário mínimo por mês. A proposta de alteração gerou reação não apenas de opositores, mas também dentro da própria base governista.
Após as críticas, José Guimarães indicou que a proposta será revista. Em declaração ao jornal O Estado de S. Paulo, o líder do governo afirmou que o texto sofrerá ajustes. “É claro que nós vamos reformular a questão do BPC”, garantiu.
Ainda de acordo com o jornal, nos bastidores, a cúpula do PT também alertou a equipe econômica do governo Lula sobre a necessidade de mudanças para viabilizar a aprovação do pacote fiscal no Congresso. Em reunião realizada no último sábado (7), integrantes do Diretório Nacional do PT classificaram as restrições previstas para o benefício como “crueldades tecnocráticas”.
Com informações do CN7.
Assista ao vídeo: