4 de dezembro de 2024
Sem Título-1

Legenda: Dispositivo usa inteligência artificial para transcrever e criar resumos de aulas e palestras | Imagem: Lívia Monteiro.

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais sofisticada e acessível, fazendo parte da rotina de várias pessoas. Pensando em ajudar a comunidade, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte, por meio do curso de Sistemas de Informação, desenvolveu o Sintesy. Elaborado por seis estudantes do 4º período, o aplicativo transforma falas em anotações, facilitando a organização do conhecimento de forma prática.

Disponível gratuitamente para dispositivos Android, o Sintesy ouve, interpreta e transforma o que foi dito em anotações claras, gerando insights valiosos e acessíveis a qualquer momento, destacando os pontos principais. O aplicativo organiza o conteúdo de maneira estruturada, utilizando tecnologia avançada de reconhecimento de voz que filtra ruídos, identifica termos técnicos e garante transcrições completas.

Ele possui interface simples e intuitiva, podendo ser utilizado para transcrever vídeos do YouTube. Além de gerar resumos, o Sintesy disponibiliza a transcrição integral do conteúdo para que o usuário possa consultar todos os detalhes. Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de compartilhar resumos – chamados de sintesys – por meio de um link gerado pela própria IA.

A iniciativa integra disciplinas de Extensão Universitária, que têm como objetivo ampliar os conhecimentos profissionais, promovendo uma conexão transformadora entre a academia e a sociedade. De acordo com Hanna Carvalho, docente do curso de Sistemas de Informação da UNINASSAU Juazeiro do Norte, isso estimula os estudantes a observarem e questionarem o mundo ao seu redor, incentivando a criação e o desenvolvimento de soluções inovadoras para atender as demandas de diferentes indústrias e setores sociais.

“Os estudantes levantaram questionamentos acerca do alto volume de informações aos quais somos expostos diariamente, especialmente no caso deles, e como isso afeta o processo de aprendizagem e a assimilação de novos conteúdos. Nesse contexto, o Sintesy surge como uma iniciativa que combina novas tecnologias e métodos inovadores para melhorar a dinâmica acadêmica e potencializar o desempenho dos alunos”, afirma Hanna Carvalho, professora responsável pelo projeto.

Alday Pinheiro, coordenador do curso, adianta que alunos de períodos mais avançados estão desenvolvendo sistemas voltados para Cidades Inteligentes. A expectativa é, até o final do ano, lançar ferramentas para promover a adoção responsável de cães e gatos, auxiliar em Unidades Básicas de Saúde, atender as necessidades de idosos, entre outras aplicações.

“Normalmente, empresas desenvolvem aplicativos para fins comerciais. Aqui na faculdade temos a oportunidade de criar e testar dispositivos que podem beneficiar pessoas, além de enriquecer o portfólio dos estudantes”, comenta o coordenador.

Deixe uma resposta