22 de novembro de 2024
I Mostra Científica e Cultural acontece na escola João dos Santos Oliveira, em Madalena

Foto: Reprodução

Coluna Cultura em Debate

A Escola de Ensino Médio e Profissional do Campo – João dos Santos de Oliveira (João Sem Terra), localizada no Assentamento 25 de Maio em Madalena no Ceará, realizou no último dia 7 de novembro de 2024, a I Mostra Científica e Cultural. O evento constou de diversas atividades como exposições científicas, apresentações artísticas e culturais, túnel do tempo com história do assentamento e praça de alimentação. O evento foi marcado pela apresentação da mística de abertura que mostrou a trajetória dos 14 anos de existência da escola.

A diretora Aglaísa Cirino, afirmou para o Jornal Leia Sempre Brasil, que “os educandos deram um show de criatividade, conhecimento e inovação, apresentando projetos de pesquisas incríveis que mergulharam no universo da ciência, da cultura e da memória camponesa. Foi uma linda jornada de aprendizagens, descobertas que encantou o público, despertando olhares curiosos e sorrisos de muita admiração”.

A I Mostra Científica e Cultural da Escola Ensino Médio e Profissional do Campo – João dos Santos de Oliveira, foi um evento que movimentou o cotidiano da escola, além de trazer outras escolas convidadas para participarem, bem como, as famílias que compareceram para prestigiar o evento. Segundo o educador Gildásio Bernardo “ o objetivo do evento foi mostrar os cenários e desafios da educação do campo permitindo uma socialização para os visitantes, no que tange a pesquisa científica, cultural e gastronomia produzida pelos educandos (estudantes) que com orientação (apoio) dos nossos educadores (professores) para desenvolverem os mais variados projetos na nossa escola conhecida por “João Sem Terra”.

Sendo assim, a comunidade escolar conheceu diversos projetos que trataram da Implementação de um sistema de horta vertical como cerca viva, utilizando materiais reciclados no seminário Cearense. Projeto: Entre cores e tintas naturais: trabalhando a questão de gênero através de artes botânicas (Sala do 1° ano).  Experimentos: Volume de Sólidos & Torre de Hanoi (Sala 1° ano). Já nas salas do segundo ano, teve destaque no evento o Túnel com o projeto: “Olhares que a luta revelam”: Memórias e vivências construídas de um povo camponês no Assentamento 25 de Maio.  Sala do 2° ano regular mostrou o Projeto “Desvendando a farmacologia da natureza”: A função terapêutica das plantas como medicina alternativa. E na sala do 3° ano – Projeto Qualidade de Vida e a Auto-organização das Mulheres Camponesas da Comunidade do Quieto.

Como já aconteceu em outros eventos, Escola de Ensino Médio e Profissional do Campo – João dos Santos de Oliveira (João Sem Terra) teve a presença das escolas de ENSINO FUNDAMENTAL: EDUCADORA ELIONIA CAMPOS E GAL WICCAR, ambas do assentamento. As instituições também puderam expor suas experiências e projetos exitosos, bem como, alegraram mais ainda as apresentações culturais com: cordéis, paródias, karaokê. A concentração artística e cultural do evento se deu com a roda de capoeira, cantoria – Marcos Paiva; recital de Cordel, apresentações musicais, dança, teatro e muita música ao vivo.

I Mostra Científica e Cultural acontece na escola João dos Santos Oliveira, em Madalena
Foto: Reprodução

 


📰✨ Leia o Jornal Leia Sempre Brasil!
📅 Edição nº 278 – De 22 a 28 de novembro de 2024

Descubra os principais destaques da semana:
Política e investigações em destaque!
Cultura regional e eventos imperdíveis!
Reflexões sobre o Dia Mundial da Filosofia.
Tudo sobre o filme brasileiro cotado para o Oscar 2025!

👉 Acesse agora e confira o jornal completo em miniatura:

Deixe uma resposta