O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e líder do governo Lula na Câmara José Guimarães, em entrevista nesta terça-feira a CNN Brasil, afirmou que, em meio ao debate sobre a sucessão na sigla, é preciso considerar a importância das lideranças petistas no nordeste.
O deputado federal é um entre os nomes ventilados para suceder a atual presidente Gleise Hoffmann. Guimarães afirmou ainda que a discussão está aberta, mas que os diretórios nacional e estadual do PT, atualmente, têm como centralidade a sua pré-candidatura ao Senado pelo Ceará em 2026.
“Se eu tiver que fazer uma opção, faço pelo Senado, porque é um projeto enraizado para 2026. Mas vamos discutir com tranquilidade.”, disse o parlamentar, que foi um dos responsáveis pela organização do PT nas últimas eleições.
O Partido dos Trabalhadores elegeu 47 prefeitos e prefeitas no Cerá em 2024. Fortaleza é a única capital com comandada pelo partido. No Brasil, a sigla elegeu 252 prefeitos e prefeitas este ano.
“O que eu quero é que o partido considere que essas eleições o nordeste tem peso. Não é uma região contra a outra porque o nosso projeto é nacional, mas tem de se considerar o peso do PT no nordeste, que é a fortaleza do PT”, destacou ainda o deputado.
Rumos do PT
O líder do governo falou ainda sobre quais os rumos que o PT deve seguir, e defende uma reformulação pontual no partido.
“Nós temos que construir um caminho para que em 2026 a gente consolide uma aliança da esquerda com o centro para ganhar as eleições e derrotar os inimigos da democracia no Brasil”, concluiu.