15 de novembro de 2024
Dia da Consciência Negra se torna feriado nacional

Imagem: Reprodução

Pela primeira vez na história, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será feriado em todo o território nacional. A decisão, celebrada por movimentos sociais e pela comunidade afro-brasileira, reforça a importância de refletir sobre a contribuição da população negra e o combate ao racismo estrutural no Brasil.

O feriado visa ampliar o reconhecimento da luta pela igualdade racial, lembrando a data de morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão e líder do Quilombo dos Palmares. A mudança é vista como uma conquista significativa, permitindo que mais brasileiros tenham a oportunidade de participar das celebrações e ações de conscientização pelo país.

Eventos e programações especiais já estão sendo organizados em diversas cidades, promovendo palestras, rodas de conversa e manifestações culturais que destacam a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional.

A Lei 14.759/23, que torna feriado nacional o dia 20 de novembro, como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, teve origem no  projeto do Senado (PL 3268/21), e pretende reafirmar a importância de Zumbi dos Palmares, grande líder quilombola, e instigar a reflexão sobre a memória e resistência do povo preto afrodiaspórico.

O Dia da Consciência Negra foi idealizado em 1971, em Porto Alegre, por Antônio Carlos Côrtes, Oliveira Silveira, Vilmar Nunes e Ilmo da Silva, fundadores do grupo Palmares. A escolha da data foi feita em referência ao legado de Zumbi, que por 15 anos enfrentou as forças coloniais e foi assassinado em 1695.

O reconhecimento oficial da data ocorreu em 2011, pela então presidente Dilma Rousseff , no entanto, o feriado nacional só foi sancionado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com informações do site Miséria.