Por Iraídes Sales, jornalista.
A Brejo-santense Fátima Espedita dos Santos, mais conhecida como Mestra Tia Tatá, do Sítio Onça, em Brejo Santo, é aprovada em 2º lugar geral, no edital da Chamada Pública nº 004/2024 do Ministério da Educação / Universidade Federal do Cariri, através da PROCULT, com o Projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense.
Ela é mateira, benzedeira, manipuladora de ervas e artesã. Com esse grande portfólio construído há mais de 30 anos no município de Brejo Santo, consegue lograr êxito e é contemplada como MESTRE DA NATUREZA, concorrendo com vários mestres e mestras do cenário cultural caririense.
Auxiliada pelo produtor cultural Adriano Evangelista, Mestra Tia Tatá recebeu reconhecimento e valorização do seu trabalho por intermédio deste edital e foi aprovada também nas Ações formativas de fomento ao artesanato, através da Lei Paulo Gustavo, edital nº 002/2023, da Prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, com o projeto Arte com vegetais secos.
SOBRE MESTRA TIA TATÁ
Fátima Espedita dos Santos é graduada no Curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), concluído em 2010, tendo apresentado a monografia de seu trabalho acadêmico com a seguinte temática: “O cultivo das plantas medicinais trabalhado com alunos do Ensino Fundamental da Escola Juvino Ferreira nos Sítios Onça e Dois Riachos, município de Brejo Santo-CE”.
No município, também foi contemplado no edital da Universidade Federal do Cariri, o Mestre Raimundo, da Comunidade Indígena Isú-Kariri, localizada no Sítio Queimadas, zona rural de Brejo Santo.