14 de novembro de 2024
Encontro de pólos das escolas do Campo de Canindé-Ce

Foto: Reprodução

As Escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo das áreas de reforma agrária do MST/Ceará, distribuídas e organizadas em cinco polos nas diversas regiões do estado do ceará realizaram nos dias 25 e 26 de outubro de 2024 (07h às 17 ), o II Ciclo de Encontros de Polos das Escolas do Campo de Canindé (CE). O evento aconteceu na E.E.M.P.C Antônio Tavares Alves, localizada no assentamento da reforma agrária comunidade do Logradouro.

Na oportunidade o encontro teve como objetivo: atualização da conjuntura agrária e educacional; estudo, socialização e qualificação dos planejamentos dos conteúdos da base comum e diversificada a partir do sistema do complexo de estudo; momento destinado para  planejamento do tempo comunidade, qualificação, socialização das ementas e dos componentes integradores (PEP, PSC e OTTP).

Encontro das Escolas do Campo de Canindé fortalece Educação
Foto: Reprodução

A educadora Ana Dinara, afirmou ao Jornal Leia Sempre Brasil, que:

“A  Formação continuada dos educadores do campo é de suma importância para darmos continuidade ao nosso projeto de educação contra hegemônica, por isso, o estudo permanente deve ser prática cotidiana dos nossos educadores e educadoras. Nesse sentido, as formações por polo, se apresentam como parte intrínseca da construção da educação que queremos, sua importância também se evidencia na troca de saberes, conhecimento e experiências. gestoras, dirigentes das brigadas e do setor de Educação  do MST – Ceará.

As escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo das áreas de reforma agrária do MST Ceará estão organizadas em cinco polos das diversas regiões do estado. Em Canindé está organizado um dos polos.

 

Concluiu Joel Gomes, do setor de educação do MST :

“Os encontros ocorrem duas vezes ao ano, cujo objetivo é dar continuidade no processo de formação coletiva das escolas, a partir dos desafios identificados na organização do trabalho pedagógico, possibilitando, além de estudos, aprofundamento nas questões inerentes à práxis política e pedagógica, momentos para troca de experiências entre os educadores e educadoras das 03 escolas do Campo das estratégias pedagógicas desenvolvidas em cada unidade escolar.

Em Canindé está organizado um dos polo. Os encontros que ocorrem duas vezes ao ano, é continuidade do processo de formação da coletividade das escolas, a partir dos desafios identificados na organização do trabalho pedagógico, possibilitando, além de estudos de aprofundamento de questões inerente a práxis política e pedagógica, momentos de troca de experiências entre os educadores a educadoras, das estratégias pedagógicas desenvolvidas em cada unidade escolar.

 

Leia a matéria no jornal Leia Sempre Brasil Ed. 275