Nesta terça-feira, 29 de outubro, o município do Crato recebeu uma visita técnica do Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde para verificação dos critérios que garantem a renovação e conquista do Selo Município Verde, uma das mais importantes certificações de sustentabilidade para municípios cearenses. Essa etapa é essencial para confirmar a pontuação das iniciativas ambientais do município, posicionando-o como uma referência em gestão ambiental e práticas sustentáveis no interior do estado.
Acompanhados do secretário adjunto de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho e dos técnicos da SEMMA Elenice Bezerra, Luciana Sidrim e Brenda Sá, durante a visita, os dois avaliadores, Amanda, técnica da Codes/SEMA e o professor Casimiro Filho, representante da UFC, conheceram a experiência cratense do Viveiro Municipal de Mudas, local onde são cultivadas e distribuídas anualmente cerca de 120 mil mudas para reflorestamento, arborização urbana e em áreas rurais degradadas. A ação no viveiro é um dos principais projetos de preservação ambiental do Crato, beneficiando tanto o ecossistema local quanto a população do Cariri com o plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais, além da extensão do viveiro como um espaço de aprendizagem e realizaçao de atividades educativas.
Outro local importante visitado foi a Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAA) Lessa, inaugurada em janeiro de 2024. A UPAA é a primeira unidade no interior do Ceará a oferecer atendimento gratuito de urgência e emergência para cães e gatos, com atendimentos que incluem exames, internações e procedimentos veterinários essenciais para o bem-estar animal. Além de atuar em ações de saúde animal, a UPAA também desenvolve programas de castração, contribuindo para o controle populacional, cujo crescimento exponencial tem impactos negativos para o bem- estar animal, na fauna silvestre, meio ambiente e saúde pública.
A avaliação da SEMA tem como base critérios rigorosos, incluindo ações de reflorestamento, sustentabilidade na administração pública, conservação da fauna e flora e a promoção de educação ambiental. A conquista definitiva do Selo Município Verde demonstra o compromisso de longo prazo do Crato com o meio ambiente, impulsionando políticas públicas voltadas para a proteção da biodiversidade e promoção de uma cidade mais saudável e sustentável para todos.
O resultado da avaliação é aguardado com expectativa, consolidando a cidade entre as mais comprometidas com a gestão ambiental no estado do Ceará. A SEMA deve divulgar em breve os resultados da visita e a pontuação final que definirá o selo.
Em resultado preliminar, anunciado em junho, o Crato já está entre os municípios agraciados com a honraria. “O município obteve, neste ano, a melhoria nos resultados, saindo da classificação C para a B, demonstrando um crescimento na responsabilidade com as políticas ambientais e o fortalecimento do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que tem por objetivo implementar e acompanhar projetos e programas de Educação Ambiental no município, contribuindo com a preservação e conservação do meio ambiente”, comentou a coordenadora do NEA, Elenice Bezerra.