O triunfo neste segundo turno em Fortaleza deu a Evandro Leitão (PT) não apenas um mandato à frente da Prefeitura, mas também consolidou uma série de vitórias estratégicas dele, do grupo liderado por Camilo Santana e do PT. Leitão superou concorrentes de peso, fez o PT voltar ater protagonismo na Capital e consolidou a hegemonia do grupo governista no Ceará, dando os primeiros sinais sobre 2026.
Primeiramente, o apoio de aliados como o ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o presidente Lula foram determinantes para a vitória. Essa base de apoio não só ajudou a superar o candidato de Bolsonaro, André Fernandes, mas também criou uma frente bem articulada para o PT na capital cearense, ampliando a margem de influência do grupo mesmo em meio a uma disputa extremamente acirrada.
A vitória sobre André Fernandes, um nome jovem, que fez uma campanha robusta, marca também um triunfo contra o bolsonarismo e as forças conservadoras locais. Some-se a isso as duas derrotas de Capitão Wagner, no primeiro e no segundo turno. Leitão, ao derrotá-los, sinaliza uma contenção ao crescimento desse movimento político.
Com informações do Diário do Nordeste.