Os estudantes poderão consultar também o número de inscrição e horário das provas, por meio da página do participante do Enem
Na manhã desta terça-feira (22), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, onde estudantes podem consultar informações como o local de prova, número de inscrição e horário da aplicação do vestibular. No cartão de confirmação também é possível consultar se o direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social foram deferidos.
O documento pode ser consultado por meio da página do participante do Enem, com o login no portal único de serviços digitais do Governo Federal, o Gov.br. Caso haja problemas com a senha cadastrada, as pessoas candidatas poderão recuperá-la no mesmo portal.
ENEM 2024
Com cronograma já divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem acontece nos dias 3 e 10 de novembro em todo o País. Já a reaplicação das provas acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro. Os participantes poderão conferir o gabarito oficial ainda no dia 20 de novembro. O resultado será divulgado só em 2025, no dia 13 de janeiro. O primeiro dia de Enem contará com a redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia do exame, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e também Matemática e suas Tecnologias. São ao todo, 45 questões em cada área do conhecimento.
Conforme registros do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, divulgados em junho, foram 5.055.699 inscrições para o Exame em 2024, superando as últimas edições, sem incluir inscritos do Rio Grande do Sul (o estado teve inscrições adiadas por conta das enchentes). Mais da metade dos inscritos (2.731.757 estudantes) não vai precisar pagar a taxa de inscrição por conta da solicitação de isenção aprovada. Já os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do Ensino Médio, correspondem a 1.655.721 inscritos, sendo que 1.330.364 inscrições desse grupo foram gratuitas e 325.357 deverão ser pagas.
Com informações da Opinião CE.