A penúltima Data Fifa de 2024 teve marcas históricas, dramas e definições importantes pelo mundo.
Veja, abaixo, um resumo do continente sul-americano..
As eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026 chegaram ao segundo turno com o Brasil aliviando a pressão sobre Dorival Júnior com duas vitórias, sobre Chile (2 a 1, em Santiago) e Peru (4 a 0, em Brasília). A seleção ocupa o quarto lugar, com 16 pontos, em posição mais confortável na zona de classificação entre os seis primeiros.
A campeã mundial Argentina segue na liderança isolada, com 22, depois de empatar fora de casa com a Venezuela por 1 a 1 e atropelar a Bolívia em Buenos Aires por 6 a 0, com três gols e duas assistências de Lionel Messi. A Colômbia sucumbiu aos bolivianos em El Alto (1 a 0), mas respondeu com um contundente 4 a 0 sobre o Chile, que pode ter marcado o fim da passagem do técnico Ricardo Gareca.
Outro técnico pressionado é Marcelo Bielsa, cujo Uruguai não vence desde a Copa América. Uma entrevista de Luis Suárez após sua aposentadoria da seleção, falando sobre as relações de Bielsa com o elenco e funcionários, causou instabilidade que se refletiu em campo, com dois jogos sem gol: derrota por 1 a 0 para o Peru e empate por 0 a 0 com o Equador.
O Paraguai foi o grande vitorioso da rodada na briga pela classificação, conseguindo um empate sem gols com o Equador fora de casa e vencendo a Venezuela por 2 a 1, de virada, em Assunção. Invictos desde a chegada do técnico Gustavo Alfaro, os paraguaios agora ocupam o sexto lugar, com 13 pontos, deixando a Bolívia, com 12, na zona de repescagem.
Venezuela (11), Peru (6) e Chile (5 pontos) seriam as seleções eliminadas pela atual classificação.