Por Marcela Carneiro
Com formação em Pedagogia, Especialista em Educação do Campo (Pedagogia Histórico Crítica) pela Universidade Federal do Ceará – UFC
A Escola de Educação do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, localizada em Canindé (CE), se destacou nos últimos anos com suas participações no Ceará Científico, evento que acontece em nível regional e estadual que visa promover a pesquisa científica e tecnológica entre os estudantes (educandos) das escolas públicas do estado do Ceará. Com foco na educação do campo e na valorização das realidades locais, a instituição de ensino do Campo tem demonstrado abraçar o conhecimento científico estando aliado às práticas comunitárias e culturais locais.
O projeto destaque em 2024, tratou de questões sociais e ambientais pertinentes à comunidade camponesa, como: 1) o manejo sustentável dos recursos naturais, 2) a preservação do bioma caatinga e 3) práticas de agricultura familiar. Um dos projetos importantes abordou a temática da evasão escolar, intitulado “Escrevivências: Realidades em Evidências”, que investigou as razões pelas quais muitos jovens abandonam a escola e propôs soluções inovadoras para garantir que permaneçam no sistema educacional. Esse trabalho trouxe à tona o papel da escola como espaço de acolhimento e transformação da realidade social.
Com metodologia inovadora, um dos fatores que impulsionou diversas classificações (na etapa regional) conquistadas pela escola, consistiu numa metodologia de ensino voltada para a linha pesquisa focada nos princípios da Educação do Campo. Através de uma abordagem interdisciplinar, que une conhecimento acadêmico e práticas culturais, os alunos são incentivados a explorar soluções para os problemas da comunidade. Esse modelo tem sido essencial para o desenvolvimento de projetos originais e inovadores.
Com isso, o reconhecimento e os impactos decorrentes do empenho dos professores (educadores) e alunos (educandos) da Escola Filha da Luta Patativa do Assaré (CE) que ganhou destaque no cenário educacional do Ceará. Os projetos apresentados no Ceará Científico, não são apenas reconhecidos por sua relevância, mas também, pelo seu poder de transformação da realidade social, criando oportunidades para o desenvolvimento social e econômico das comunidades camponesas. Por outro lado, as conquistas da escola refletem o poder da educação do campo em formar cidadãos críticos, capazes de compreender e de intervir nas realidades locais.
Na edição regional de 2024 do Ceará Científico, outro projeto inovador que chamou atenção por apresentar um tema ligado à realidade de muitas famílias brasileiras: a matemática aplicada no dia a dia das provedoras do lar. Com o título “A Matemática das Provedoras do Lar: Um Estudo sobre a Utilização de Conceitos Matemáticos na Administração do Lar”, o trabalho destaca o papel crucial que essas mulheres desempenham na gestão financeira e nas decisões econômicas de suas casas. O projeto Matemática na Prática Doméstica parte do reconhecimento de que muitas provedoras do lar, mesmo sem formação acadêmica formal em matemática, utilizam cálculos diários para organizar o orçamento familiar, planejar compras, pagar contas e equilibrar as despesas. Não muito obstante da realidade: “Estamos acostumados a ver a matemática como algo distante, ligada às salas de aula ou a profissões específicas, mas a verdade é que ela está presente no cotidiano de muitas mulheres em suas tarefas domésticas”, afirmou ao Jornal Leia Sempre Brasil Larissa Cavalcante, professora da Escola de Educação do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, coordenadora do projeto de pesquisa.
A educadora Larissa Cavalcante, pontuou: “A ideia central do projeto é mostrar como essas mulheres são verdadeiras gestoras, capazes de realizar operações matemáticas complexas de maneira intuitiva e prática. Por meio de entrevistas relataram utilizar frequentemente conceitos como porcentagens, frações e cálculos simples de juros para controlar as finanças domésticas e garantir que o dinheiro dure até o fim do mês”. O trabalho verificou também que essas mulheres, muitas das vezes, não percebem que estão utilizando a Matemática. Quando perguntamos: como você administra sua renda matematicamente, elas não sabiam como responder. Depois de uma explicação conseguiram relatar suas atividades.