O evento, que será realizado no próximo fim de semana, traz rodada de negócios, feira gastronômica e atrações culturais
Em parceria com o Sebrae Ceará e o Museu da Indústria, acontece no próximo fim de semana, dias 19 e 20, a Mostra Gastronômica Café e Queijo do Ceará. Com rodada de negócios, feira gastronômica e atrações culturais, o evento valoriza e integra os produtores locais de duas das maiores tradições alimentares cearenses: o queijo artesanal e o café, produtos que fazem parte da cultura e do dia a dia do Estado. O Mercado é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Com uma programação voltada tanto para empreendedores quanto para o público em geral, a Mostra busca promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar negócios envolvendo essas produções locais. No sábado, o evento focará em negócios e encontros entre produtores e compradores, com visita ao Museu da Indústria. Já no domingo, a Mostra será aberta ao público, com feira de produtos e atividades culturais, no Mercado AlimentaCE, no Centro de Fortaleza.
“Será uma oportunidade para o público conhecer uma produção bem especial de cafés e queijos artesanais que são produzidos atualmente em várias regiões do Ceará. Para os empreendedores é uma vitrine importante para a divulgação de suas marcas e métodos de fabricação e produção”, ressalta Glauber Uchoa, coordenador de Ação Cultural do Mercado.
RODADA DE NEGÓCIOS
No sábado, o Museu da Indústria será palco de uma Rodada de Negócios, das 9h às 12h, que reunirá cinco produtores de café e 10 de queijo artesanal, vindos de diversas regiões do Ceará. Cerca de 30 compradores — incluindo donos de cafés, chefs, restaurantes, e varejistas — participarão do encontro organizado com apoio do Sebrae Ceará. O objetivo é criar oportunidades de negócios, facilitar parcerias e incentivar o comércio dos produtos locais.
À tarde, a partir das 14h, os produtores participarão de uma visita guiada à exposição “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria, uma mostra que explora a história e os impactos da produção de café no Estado, com destaque para a região do Maciço de Baturité. Às 15h, será realizado um Encontro de Produtores de Café e Queijo, que contará com a palestra do engenheiro de alimentos José Fernando Mourão Cavalcante, especialista em laticínios e autor de “Queijo Coalho Artesanal do Nordeste do Brasil”. O encontro é uma oportunidade de troca de experiências e de reflexão sobre o futuro dessas cadeias produtivas no estado.
FEIRA GASTRONÔMICA
No domingo, o Mercado AlimentaCE receberá a Feira Gastronômica de Café e Queijo, das 10h às 15h, com a participação de 20 expositores, incluindo produtores de café e queijo artesanal. Além da feira, o público poderá participar de uma oficina sobre métodos de preparo de café em casa, às 10h15, e de uma palestra com degustação sobre os tipos de queijo artesanal produzidos no Ceará, às 11h. Durante o evento, o Sebrae Ceará e o Mercado AlimentaCE também farão a entrega dos certificados do Selo de Sustentabilidade para os restaurantes que integram a ocupação temporária do mercado, reconhecendo práticas sustentáveis implementadas com a consultoria do Sebrae.
SERVIÇO
Dia 19 de outubro (Sábado)
Local: Museu da Indústria (Rua Dr.João Moreira, 143 – Centro)
9h às 12h – Rodada de Negócios de Café e Queijo (Museu da Indústria) – Para empresas previamente inscritas
14h – Visita guiada à exposição Caminhos do Café no Ceará (Museu da Indústria)
15h – Encontro com produtores de Café e Queijo cearenses (Museu da Indústria)
Dia 20 de outubro (Domingo)
Local: Mercado AlimentaCE (Dentro do Complexo Cultural Estação das Artes – Rua Dr.João Moreira, 540 – Centro)
10h às 16h – Feira Gastronômica de Café e Queijo (Mercado AlimentaCE)
10h15 – Oficina: Métodos de preparo de café em casa
11h – Palestra com degustação: Tipos de Queijo Artesanal Produzidos no Ceará
11h30 – Entrega de certificados do Selo de Sustentabilidade Sebrae
12h30 – Projeto Brasil Encanto (Casa de Vovó Dedé) convida Malena Monteiro
14h30 – Show SamBomja