13 de novembro de 2024
André Barreto fala em mudanças efetivas na condução da SAAEC, sem taxa de lixo para a população, preocupação com o meio ambiente e com a infraestrutura da cidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante entrevista nesta semana na Rádio 100 FM de Juazeiro do Norte (Rede Aleluia) o prefeito eleito do Crato André Barreto (PT) disse em alto e bom som que uma de suas primeiras medidas como prefeito da terra de Bárbara de Alencar será a de reafirmar todos os compromissos assumidos em campanha e um deles, sem dúvida é a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) voltar a ter controle da cobrança da conta de água dos cratenses. E mais ainda, esse controle visa antes de tudo conter todos os excessos vistos até agora.

Esse tema, inclusive, foi um dos mais ventilados na campanha eleitoral deste ano e André e o atual prefeito José Ailton Brasil (PT) foram bastantes criticados por conta da atuação da Ambiental Crato e seus excessos na cobrança à população.  Mas, na reta final da campanha o ministro Camilo Santana e André Barreto prometeram mudar essa realidade.

Na entrevista André confirmou que já conversou com o prefeito José Ailton para fazer essa mudança antes mesmo do primeiro de janeiro. Segundo o prefeito eleito do Crato a Procuradoria Geral do Município já trabalha nessa mudança e muito em breve uma nova lei será enviada à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. A ideia é que a partir de janeiro a cobrança e a arrecadação será feita já pela própria SAAEC, cumprindo assim sua promessa de campanha.

André disse acreditar que essa medida é uma ampla reivindicação da sociedade cratense e que será atendida por seu governo e pelos vereadores. André disse ainda que vai fiscalizar a atuação da Ambiental Crato na cidade, será feita uma fiscalização para que o contrato do município com a empresa seja cumprido dentro dos prazos estabelecidos.

Outra medida de André Barreto diz respeito a taxa do lixo. Segundo Barreto em seu governo nenhuma família ou residência vai pagar taxa de lixo. “É importante salientar que a lei da taxa do lixo é uma imposição da mesma lei que inventou a Ambiental, a lei do governo Bolsonaro e eu sei como a gente vai bancar a taxa do lixo para as famílias, para as residências”, afirmou.

O prefeito eleito do Crato disse ainda que a questão do meio ambiente é uma de suas prioridades, assim como a infraestrutura e que irá ter todo o cuidado com esse assunto, que vai criar ainda o   ICMS ecológico, e sua equipe gestora no meio ambiente vai trabalhar com todo zelo na proteção ambiental e a secretaria de Infraestrutura vai trabalhar na melhoria da malha viária, na consolidação de projetos para a melhoria da infraestrutura da cidade. E que vai trabalhar tendo como meta a ampliação da coleta seletiva do lixo.

O prefeito eleito do Crato afirmou que irá cumprir suas promessas de campanha, que falou com clareza o que iria fazer e que não tem problema algum em falar abertamente do que pretende fazer para melhorar ainda mais o Crato.

Já sobre a transição disse que em breve vai ter início esse processo, pretende fazer uma nova reforma administrativa e que todos o trabalho da equipe de transição será determinante para dar suporte para fazer aquilo que foi prometido à população durante a campanha eleitoral.

Leia a matéria no jornal Leia Sempre Brasil!⬇️