15 de novembro de 2024
unnamed (62)

Um dos setores que apresenta crescimento constante e baixa sazonalidade é o mercado kids, devido ao fluxo contínuo de novos consumidores. Investir em um negócio de educação infantil pode ser altamente vantajoso por vários motivos, devido à demanda constante, às oportunidades de inovação e ao impacto social que o setor proporciona. Eleandro da Costa, CEO e sócio da rede Jumper! Profissões e Idiomas, conta que a rede investiu R$200 mil no último ano para abertura de novos cursos para esse público, que representa 25% de alunos de toda a rede.

“A educação é vista como um investimento primordial nas famílias e é a última despesa a ser cortada em períodos de dificuldade financeira. A demanda por serviços educacionais, em todas as classes sociais, está em constante crescimento, por isso, ampliar os negócios voltados para a área infantil é altamente lucrativo devido a recorrência de clientes, já que os pais matriculam as crianças em cursos de longo prazo”, diz o CEO da Jumper! Profissões e Idiomas, que listou quatro vantagens de investir no segmento.

Desenvolvimento cognitivo
Os primeiros anos da infância são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Isso faz com que os pais busquem cada vez mais programas de educação infantil que ofereçam qualidade no ensino com uma linguagem lúdica, própria para as crianças. O interesse em educação bilíngue e internacional está em alta, pois esses responsáveis desejam preparar seus filhos para um mundo globalizado. O curso de inglês, por exemplo, é um dos mais procurados nessa fase.

Inovação
Com o avanço da tecnologia, há uma crescente demanda por soluções educacionais inovadoras, como plataformas digitais, aplicativos de aprendizado e métodos de ensino adaptativos. Investir em tecnologia educacional e oferecer cursos para ensinar as crianças aprenderem a lidar com a tecnologia, é uma diferenciação no mercado, que gera crescimento do negócio.

“A ideia é fazer com que o aluno aprenda se divertindo, através de um ensino de forma lúdica, especialmente pensado para o público infantil. Hoje em dia as crianças passam horas em frente às telas de celular, tablet, mas aprender informática é algo completamente diferente do que só consumir conteúdos na internet. Com duração de três anos, o curso de informática auxilia a ter uma base sólida desde cedo e oferece também uma vantagem competitiva, pois elas vão aprender como fazer e não apenas acompanhar, mas também liderar o caminho na era digital. A partir de 7 anos já é a idade indicada para essas crianças iniciarem um curso nessa área”, afirma Eleandro.

Crescimento do setor
A busca por uma educação de qualidade superior tem impulsionado os negócios em educação, que segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento cresceu 9,7% de 2022 para 2023. O aumento da demanda por escolas privadas, cursos e franquias de educação é uma tendência observada por quem empreende na área.

“O mercado de franquias no setor de educação está em plena expansão, oferecendo modelos de negócios testados e suporte estruturado para pequenas e grandes cidades. Uma franquia neste segmento pode ser uma opção interessante para quem deseja investir em um negócio com uma marca já estabelecida e suporte operacional”, explica o CEO da Jumper! Profissões e Idiomas.

Impacto Social
Além de ser um negócio lucrativo, a educação infantil oferece uma oportunidade única de gerar impacto social positivo e transformador. Contribuir para o desenvolvimento de crianças desde a primeira infância tem implicações duradouras para a sociedade como um todo.

“Para os empreendedores que buscam além do lucro, investir no setor de educação tem um valor social muito grande, pois você acompanha a evolução das crianças tendo novas descobertas e lá na frente se tornando profissionais capacitados no mercado de trabalho”, diz Eleandro.

Sobre a Jumper! Profissões e Idiomas.
Criada em 2003, a Jumper! Profissões e Idiomas é uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira, para crianças e adultos. Com mais de 600 mil alunos formados pela instituição, a empresa tem 60 unidades espalhadas pelo país, faturou R$35 milhões em 2023 e planeja chegar a R$40 milhões em 2024. Além de transformar o futuro das pessoas através da educação, a Jumper! almeja chegar em 70 unidades até o final do ano e vai dobrar o número de franquias até 2025.