Datado de 5 a 10 mil anos antes de Cristo, o pão é um dos alimentos mais democráticos da história, presente desde as mesas mais simples às mais luxuosas. No Brasil, cerca de 76% da população consome pão pela manhã, segundo o estudo Indústria da Panificação, da Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (ABIP), e 98% consome produtos panificados diariamente. De acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), são 31 quilos por ano por pessoa. Ainda segundo o ITPC, os principais tipos em termos de consumo são o pão francês (34,39%), seguido pelos pães artesanais (18,14%), pães com queijo (7,05%), pães crocantes (3,35%) e croissants ou folhados (0,99%). Em todo o mundo, o Dia Mundial do Pão é celebrado em 16 de outubro, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), para lembrar a importância da alimentação.
Na Boulangerie Carioca, rede de padarias no estilo francês com produtos diferenciados para almoços, cafés e refeições a qualquer hora do dia, o pão é a prata da casa. São mais de 20 opções de lanches como croissants, croques, sanduíches quentes e frios, torradas, tartines e outros, para consumo no local. Além de especiais para levar, como ciabattas, baguetes e pães de fermentação natural multigrãos, de abóbora ou de cerveja preta com linguiça. Confira os destaques da marca:
Sandwichs chauds et froids
Com opções na baguete ou ciabatta recheadas, os sanduíches quentes ou frios são o charme do cardápio. Entre as opções quentes, destaque ao Lyon, com salame, mussarela, tomate seco, rúcula, azeite e pimenta do reino.
Croque Feito com fatias mais grossas de pão, o croque é um lanche que muda seu nome a partir dos recheios. O mais clássico, croque monsieur, leva presunto, queijo gruyère, mussarela e molho bechamel.
|