15 de novembro de 2024
agenda cultural banner final

MÚSICA AUTORAL

Mesclando ritmos afrodiaspóricos e de raízes indígenas com rock progressivo, Aquarela da Mãe Sombria apresenta seu Show Partindo, nesta sexta-feira (11), às 19h, no Parque do Centro Cultural do Cariri em Crato. Aquarela da Mãe Sombria é uma banda caririense, fundada pelos artistas Tatyana Maia e Raimar. O show leva o nome do primeiro álbum do grupo e traz 15 canções autorais.

SYSTEM OF A DOWN

Nesta sexta-feira 11 de outubro tem tributo a banda System Of a Down no Cangaço Bar em Juazeiro do Norte. Os maiores sucessos de todos os tempos do System, reunidos em um show potente e único, feito pra que é fã e pra quem quer soltar a voz do início ao fim e entrar no pit mais irado do ano em Juazeiro! Vai ser memorável! A música começa às 20 horas.

UM CONTO

Ministrada por Edceu Barboza, a roda de conversa desta sexta-feira 11 de outubro é “Quem conta um conto, aumenta um ponto: Usos táticos, a produção e a gestão em teatro de grupo no Cariri”. A atividade acontecerá às 17h30, no Bosque do Centro Cultural do Cariri em Crato. Evidenciando práticas de gestão e produção do Grupo Ninho de Teatro e do Ponto de Cultura Casa Ninho, a proposta da conversa é contribuir para a ampliação das ideias e estudos contemporâneos sobre a história do teatro no Cariri.

RODA DE SAMBA

Neste domingo tem Roda de Samba no Cangaço Bar em Juazeiro do Norte. Começa às 13 horas e a música fica com Grupo Quinteto e Jorginho. Tem caipirinha grátis por uma hora e feijoada no 0800.

COLDPLAY

Neste sábado 12 de outubro tem o especial Coldplay com a banda Sparks no Raul Rock Bar em Juazeiro do Norte. A música começa às 22 horas.

PEQUENO PALCO

Nesta sexta-feira 11 de outubro às 17h, no Pequeno Palco, Janaina Machado ministrará a palestra “Protocolos de Axé como dispositivo de práxis teórica-filosófica”. A atividade faz parte do Ciclo Formativo do Programa de Exposições e tem como objetivo refletir sobre a mediação cultural no cruzamento entre as artes visuais e os estudos das relações étnico-raciais. No centro Cultural do Cariri em Crato.

DIA DA CRIANÇA

Brincadeiras, música, literatura, feira, xilogravura e muito mais! O Dia das Crianças no CCCariri está com uma programação pra lá de especial! 🎊As atividades começam já na sexta-feira (11), com a Vivência Ecoturística no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, e com o Planetarium Kariri, no Planetário.

RIO SANGUE

O premiado escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, criador e diretor do Baile do Menino Deus e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2009, com Gailieia), realiza mesa e noite de autógrafos na sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 19 horas, para lançar o seu novo romance, Rio Sangue, no ICC  – Instituto Cultural do Cariri em Crato. A obra aborda aspectos da formação da identidade brasileira a partir das histórias e dos conflitos vivenciados por uma família no interior de Pernambuco à época do Brasil colonial.

CINDERELLA

Neste sábado, 12, às 17h, no espaço Circo de Quintal, em Barbalha-CE, o Coletivo Dama Vermelha apresentará ao público o espetáculo “Cinderella”, que propõe uma nova interpretação do clássico que ultrapassou gerações. 💭Na ocasião, a querida princesa é uma jovem negra que sonha em conhecer o mundo, mas para isso terá de enfrentar muitos desafios. Sem madrinha e sapatinho de cristal, essa garota viverá grandes histórias.

PESADELOS PRIMORDIAIS

Não está morto o que eternamente jaz inanimado, e em estranhas realidades até a morte pode morrer. Adentre o abismo do desconhecido e desvende os segredos mais profundos do universo de H.P. Lovecraft em Pesadelos Primordiais. Nesta coletânea de contos originais intensamente perturbadores, você será transportado para um mundo onde o horror é palpável e as fronteiras da realidade se desfazem. Das profundezas oceânicas habitadas por monstros ancestrais até as montanhas nevadas que guardam segredos inomináveis, cada história oferece uma nova visão dos terrores cósmicos que povoam o universo criado pelo mestre do horror, utilizando os medos que corroem as mentes mais fracas. Então aceite a realidade, abrace o insano e mergulhe no terror dessa coletânea cósmica e amedrontadora. Mais uma conquista sendo alcançada, tendo meu segundo livro lançado pela editora uiclap e sendo puramente do gênero do terror cósmico.

Link de compra: https://loja.uiclap.com/titulo/ua66490/…

BATALHA DO ABISMO DE HELM.⚔️

Na época da Guerra do Anel, o Abismo de Helm tornou-se o refúgio de alguns dos Rohirrim sob o rei Théoden. A fortaleza ficou sitiada e foi invadida pelos Uruk-hai de Saruman, e posteriormente a Batalha de Hornburg foi travada. Após a batalha, alguém, provavelmente os Huorns, colocou o morto Uruk-hai em um monte conhecido como Death Down. Os Dunlendings aliados de Saruman foram enterrados com mais honra em um monte separado abaixo do Dique.

  • Arte de Alan Lee.

DICA DE FILME

Quando Bradley Cooper e Robert De Niro se unem para fazer um filme, o resultado não poderia ser menos que um filmaço! E é isso que você vai ver (ou rever) em “Sem Limites”, sucesso nos cinemas com arrecadação de 161,8 milhões de dólares em 2011 e um orçamento de apenas $ 27 milhões. Essa pérola está disponível no catálogo da Netflix com 90% de aprovação pelos assinantes. O filme também tem excelente avaliação no site IMDb e outros agregadores com Rotten Tomatoes.

DICA DE LEITURA

O Livro de Ouro das Lendas Urbanas Brasileiras, uma obra fascinante que desvenda os mistérios e encantos do folclore brasileiro, organizada pelo professor e historiador amazonense, José Carlos Izel.A obra é uma coletânea de 90 lendas cuidadosamente selecionadas de todas as regiões do Brasil, reunindo histórias que povoam o imaginário popular e moldam a identidade cultural de nosso país. Com uma linguagem envolvente e acessível, José Carlos Izel nos transporta para um universo repleto de seres mitológicos, histórias de assombrações e crenças ancestrais. O livro é uma verdadeira viagem pelo Brasil, revelando as semelhanças e diferenças entre as lendas de cada região e a importância delas na construção da nossa identidade cultural.