22 de novembro de 2024
WhatsApp Image 2024-10-04 at 14.11.58

 

      O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebeu na manhã da quinta-feira, 03, a visita de gestores de parques privados do Brasil e da equipe do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas – Sindepat.

Fundado em 2003, o Sindepat é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil, e que busca estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País.

Aproveitando a realização de assembleia que acontece no Beach Park, em Fortaleza, os gestores estiveram visitando equipamentos turísticos no Cariri, incluindo o CAMC, a fim de promover uma integração turística.

Durante a visita, estiveram presentes a presidente Executiva do Sindepat, Carolina Negri; o CEO do Grupo Inter e administrador do Parque Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, Sandro Fernandes; e os representantes da Eurotec e Metalumínio, empresas de operação do teleférico do Caldas, Nathalia Paiva e Felipe Paiva.

       Para a gestora do CAMC, Charmene Rocha, essas visitas e intercâmbios possibilitam mais conhecimento para um vasto campo para empreender e desenvolver o território que está sendo pleiteado para ser Patrimônio da Humanidade junto à UNESCO. “Considero essa visita uma presença de fortalecimento para o trabalho que realizamos ao longo de três anos e os voos que buscamos alçar com as novas parcerias. O ecoturismo e o turismo de base comunitária são um portal para o desenvolvimento turístico e muitos parques naturais associados ao Sindepat já desenvolvem ações voltadas à sustentabilidade e visão empreendedora que insere o protagonismo comunitário”, disse.

 

Sobre o Mirante do Caldas 

Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.