Verba de R$ 29 milhões irá complementar a 3ª etapa da obra que também conta com recursos do Governo do Estado.
A obra de requalificação do canal do Rio Granjeiro, no Crato, teve a participação direta do deputado federal e líder do governo Lula, José Guimarães. Em Brasília, Guimarães atuou para que o projeto fosse inserido no PAC Seleções e garantiu uma emenda parlamentar no valor de R$29 milhões para a execução da terceira etapa do projeto, que também contará com verba do Governo do Estado.
Nesta sexta-feira, 27, o contrato para as obras foi assinado pelo Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), com o Consórcio Rio Granjeiro.
A intervenção no canal busca solucionar um problema histórico enfrentado por moradores e comerciantes da região, que sofrem com alagamentos durante o período chuvoso devido à baixa capacidade de drenagem do canal.
O projeto prevê a expansão da capacidade de vazão em 3,14 km de extensão, passando de 60 metros cúbicos para 140 metros cúbicos, mais do que dobrando a capacidade atual e reduzindo significativamente os riscos de alagamentos.
“Foi um trabalho árduo para incluir esse projeto que nós lideramos em Brasília. Os governos do PT e o presidente Lula sabem da importância de investir em obras de infraestrutura, melhorando a qualidade de vida e proporcionando o desenvolvimento sustentável no Cariri”, destacou o deputado.
Além da reestruturação das galerias e da pavimentação em piso intertravado no entorno, o projeto inclui diversas ações complementares, como movimento de terra, obras de drenagem, fundações e estruturas, pavimentação do sistema viário, verticalização do canal existente, construção de bacias de amortecimento, vertedouro tipo labirinto e cortinas atirantadas.
Essa requalificação é um importante passo para o desenvolvimento urbano do Crato e atende a uma demanda antiga da população. Graças à articulação do deputado Guimarães, a obra agora tem os recursos necessários para ser executada e melhorar a qualidade de vida dos moradores e comerciantes da cidade.