A Coluna Panorama Político é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um pouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo
FERNANDO RETIRA VOTOS DE GLÊDSON
A pesquisa divulgada a noite desta quinta-feira, 19, com as intenções de votos na corrida da prefeitura de Juazeiro do Norte pela TV Verdes Mares Cariri e feita pelo Instituto Ipec mostra que o que se deu nos últimos 15 dias entre uma pesquisa Ipec e outra é que Fernando Santana (PT) consegui tirar votos de Glêdson Bezerra(Podemos).
DIMINUINDO A DIFERENÇA
A explicação é simples. Na primeira rodada das pesquisas Gledson tinha 49% e Fernando 37% das intenções de votos. Nessa segunda rodada ficou Glêdson com 45% e Fernando com 41%, ou seja, Fernando conseguiu quebrar 8 pontos percentuais de diferença diminuindo largamente a diferença e provocando um empate técnico. O que Glêdson perdeu de votos, esses votos foram diretos para Fernando Santana.
EMPATE TÉCNICO
O empate técnico entre Gledson Bezerra e Fernando Santana se dá em um moimento em que Glêdson Bezerra perde pontos e Fernando Santana avança nas intenções de votos. Portanto, Glêdson chega em um momento delicado de sua campanha, pois vai precisar ampliar o volume de campanha se quiser se distanciar mais uma vez de Fernando Santana.
MOSTRANDO FORÇA
Os números da pesquisa, entretanto, mostram uma tendência contrária. Fernando Santana é quem vem ampliando seus números. Ao quebrar a diferença larga de pontos para zero (se considerarmos o empate técnico) e empatar a disputa mostra força nessa reta final de campanha já o prefeito Glêdson mostra sinais de cansaço.
REFORÇO NA CAMPANHA
Fernando Santana tem uma vantagem sobre Glêdson Bezerra. Ainda pode ampliar seu palanque com nomes como Camilo Santana, Elmano de Freitas e o próprio presidente Lula. Esses três são grandes cabos eleitorais em Juazeiro do Norte. Lula e Elmano, por exemplo, tem seus governos mais bem avaliados do que o governo Glêdson pelos juazeirenses. Isso é preocupante para o atual gestor juazeirense.
VINDA DE LULA
A vinda do presidente Luís Inácio Lula da Silva |(PT) elege Fernando? Com certeza não. Quem vence eleição vence pelas propostas, pela estratégia de campanha, pelo palanque, pelas alianças, o que Lula pode fazer é a campanha do petista deixar claro que o candidato de Lula é Fernando e tentar puxar o eleitor de Lula que em 2022 em Juazeiro do Norte deu ao atual presidente 72,53% dos votos dos juazeirenses.
POUCO REFORÇO
Por outro lado, o candidato do prefeito Gledson Bezerra, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve apenas 19,91% dos votos. Mesmo que Bolsonaro estivesse em um bom momento a tendência para transferir ou ajudar Gledson seria pequena. Mas no momento atual, Bolsonaro tem muitas preocupações a resolver como as acusações de golpe de estado e roubo de jóias.
DIFICULDADE INICIAL
A dificuldade de Glêdson no momento atual é ampliar seu palanque. O atual prefeito que tenta a reeleição conseguiu unir as principais lideranças da cidade contra ele. Não fez uma articulação para ampliar seu palanque e em um momento desse que precisa apresentar mais armas, poderia apresentar nomes de fortes lideranças lhe apoiando, mas nada tem nesse quesito. Está sozinho e isso não é sinal de fortaleza, mas de fraqueza e falta de articulação.
FERNANDO REFORÇA CAMPANHA
O candidato Fernando Santana (PT) reforça sua campanha. Na noite desta sexta-feira, 20, fez uma caminhada no Bairro Horto com a vice-governadora Jade Romero e com Onélia Santana, secretária de Proteção Social e esposa de Camilo. Neste sábado, 21, tem caminhada na Rua São Pedro com a presença do governador Elmano de Freitas. E na parte da tarde moto-carreata pelas ruas e avenidas de Juazeiro do Norte.
GLEDSON FAZ AGENDA LOTADA
O bairro Santa Tereza foi palco de mais uma caminhada em apoio à chapa Glêdson Bezerra (Podemos) e Tarso Magno (Progressistas), nesta quinta-feira, 19. O evento, que teve como ponto de partida a Rua José de Alencar, percorreu diversas vias do bairro e contou com a participação massiva dos moradores e populares da localidade. Nesta sexta-feira, 20, fez uma carreata e participou de uma sabatina na Associação dos Jovens Empresários.