As diversas técnicas e tipologias artesanais do Ceará ganham destaque na 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece de 20 a 29 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), integra a feira, levando 92 artesãos individuais e 27 associações e grupos produtivos de todo o Estado para expor e comercializar suas peças no estande da Central de Artesanato do Ceará (CeArt). A solenidade de abertura acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, e contará com a presença da titular da SPS, Onélia Santana.
A CeArt ocupará uma área exclusiva de 600m², com estandes individuais com artesãos do Litoral Leste, Litoral Oeste, região do Cariri e Capital. Durante toda a feira, a CeArt ofertará 21 oficinas, levando artesãos e artesãs a apresentarem e ensinarem técnicas artesãs para o público. As aulas são gratuitas.
Reconhecida como líder no cenário do artesanato nacional, a Fenacce contará com a participação de 21 estados brasileiros, através de suas coordenadorias estaduais do artesanato. A entrada é solidária, incentivando a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, para acesso ao pavilhão.
Durante os dez dias, os visitantes terão acesso à alameda dos mestres, um espaço de contato com o legítimo artesanato pelas mãos de renomados mestres do Brasil; apresentações culturais; desfiles de moda; oficinas de artesanato; ciclo de palestras; e oficinas gastronômicas.
Coleções da CeArt
Entre os destaques da CeArt, neste ano, está a exposição de nove coleções artesanais, desenvolvidas ao longo de 2024, em parceria com artesãos e designers cearenses. Fruto de um processo minucioso de capacitação e inovação, elas visam aprimorar a qualidade e a originalidade dos produtos artesanais do Estado.
Leia nosso jornal: