Nos dias 9 e 10 de setembro, o Senac Ceará realizou a terceira Jornada Técnica de Gastronomia para seus instrutores e supervisores, utilizando a Metodologia ProChef de Cozinha Quente. O evento, que ocorreu no Senac Centro, visou aprimorar as técnicas culinárias dos participantes e incentivar a criatividade e a inovação no ensino gastronômico.
O treinamento combinou vivências práticas e teóricas para enriquecer o repertório dos instrutores. A Metodologia ProChef, desenvolvida pelo The Culinary Institute of America (CIA), serviu como a base do encontro, com o objetivo de promover a padronização das técnicas internacionais de cozinha, além de reforçar a proficiência em técnicas clássicas, elevando a qualidade do ensino oferecido.
“Essa jornada é um marco para nossa instituição. Ela contribui significativamente para a atualização da formação dos nossos instrutores, permitindo que eles se mantenham na vanguarda das técnicas internacionais e adaptem essas práticas ao contexto regional. Com isso, garantimos que nossos cursos continuem a oferecer uma formação de alta qualidade, alinhada com as tendências globais e as necessidades locais”, afirma a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área da Gastronomia, Vanessa Santos.
Para Ícaro Pinheiro, instrutor do Senac Cariri, treinador das competições Senac e sommelier, a jornada técnica foi um alinhamento geral das práticas realizadas em sala de aula e um conjunto de informações obtidas ou relembradas sobre a grande importância do modelo pedagógico e o quanto as práticas diárias estão totalmente ligadas ao modelo Senac. “Foi um momento rico de troca e absorção de conhecimento”, resumiu.
O investimento na formação dos instrutores é uma das várias iniciativas do Senac Ceará para manter sua posição de destaque no ensino de gastronomia e fortalecer sua contribuição para o desenvolvimento profissional e acadêmico da área culinária.
Leia nosso jornal: