21 de novembro de 2024
p.5 - VOLTA COM TUDO NA POLÍTICA

A Coluna Panorama Político é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um pouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo.

 

VOLTA COM TUDO NA POLÍTICA

Pois é amigos e amigas e o Camilo Santana precisa voltar urgente para o embate político eleitoral que se desenrola. Nesta semana, o Ministro da Educação passou mal e foi internado com sinais de desidratação. Ele deve ser liberado do Hospital Sírio Libanês nesta sexta-feira, 13, e em breve vai estar nos palanques petistas e dos partidos da base aliada no Ceará. Camilo vem sendo apontado como liderança maior do Ceará e precisa confirmar ser essa liderança nesta disputa municipal.

 

UMA VITÓRIA NECESSÁRIA

Dentro desse quadro de que precisa vencer as eleições municipais o Ministro Camilo Santana vai ter uma tarefa dura nos dias que se aproximam e começam a passar rápido para muitos candidatos. A aposta do PT e de Camilo em cidades como Fortaleza, Caucaia, Crateús, Juazeiro do Norte e Crato devem agora ser pontuadas por ações enérgicas e tendo como foco principal apenas a vitória. Para isso, Camilo já prepara agenda em várias cidades, o PT debate a vinda do presidente Lula no final de setembro para o Ceará e os candidatos começam a subir o tom da campanha e aumentar o volume das ações nessa reta final de pleito eleitoral.

CENAS EM FORTALEZA

Uma prova da força de Camilo Santana podemos ver na melhora do desempenho de Evandro Leitão em Fortaleza. O deputado começa a se destacar nas pesquisas e buscando seu lugar no segundo turno das eleições municipais. Ainda em Fortaleza a última pesquisa mostra que o Capitão Wagner apenas de tudo, resiste. O prefeito José Sarto tenta se impor com a máquina e André Fernandes com o discurso raiz de bolsonarista.

ATENÇÃO

O juiz eleitoral de Farias Brito intimou a prefeitura a prestar contas de contratações de milhares de comissionados na reta final da campanha com fins eleitoreiros. Só em julho foram contratadas mais de 400 pessoas. Os prefeitos precisam ficar atentos para esse tipo de postura. Podem se prejudicar nessa reta final de campanha eleitoral.

MELHORA A AVALIAÇÃO

A confiança do empresariado melhora. A confiança dos empresários da indústria subiu pelo segundo mês consecutivo e aumentou 1,6 ponto em setembro, alcançando os 53,3 pontos, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial que foi divulgado recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

POLICIAIS MAIS VALORIZADOS

O presidente Lula sendo o Lula de sempre. Durante evento no Rio de Janeiro falou que em breve deve se reunir com os 27 governadores e debater uma solução para a área da segurança pública. Lula defendeu ainda os policiais e falou que eles precisam ser mais valorizados.

SENHOR RACHADINHA

O chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro (PL), Jorge Fernandes, acusado de liderar um esquema de “rachadinha” no gabinete do vereador, é apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) como responsável pelo pagamento de boletos em nome de Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, informa o jornal Folha de São Paulo. (Brasil 247)

RICARDO NUNES

Pois é leitores o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) começa a dar sinais de que vai reagir e se credenciar para ir ao segundo turno das eleições. Na pesquisa Datafolha divulgada ontem, 12, Ricardo Nunes (MDB) aparece com 27%, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 25% das intenções de voto, e o bolsonarista Pablo Marçal (PRTB) tem 19%.

PF DE OLHO

A Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta participação em um esquema de rachadinha em seu gabinete parlamentar. Esse ato consiste na devolução de parte dos salários de assessores a políticos, é investigada pela corporação após a denúncia de ex-funcionários que alegam ter sido pressionados a entregar parte de seus vencimentos. (G1)

PENAS MAIS DURAS

Os deputados acertaram e aprovaram nesta semana um projeto de lei que torna mais duras punições contra crimes de feminicídio. O PL aprovado vai agora para sansão do presidente Lula. No caso de uso de meio cruel e arma de fogo de uso restrito e proibido as penas ficaram maiores.