A disputa eleitoral no Ceará está afunilando. Quanto mais passa o tempo, mais os protagonistas dos principais embates começam a ampliar suas campanhas. Quem fraquejar no momento atual corre um risco sério de ser derrotado. A ordem agora nos comitês precisa ser a de ampliar a campanha, buscar renovar onde estiver errado e tentar errar menos nesta reta final. Os embates no Ceará são decisivos para todos os agrupamentos políticos.
CONFUSÃO GRANDE
Em algumas cidades o cenário político fica meio que confuso. Em Iguatu, por exemplo, no centro-sul cearense o vice de Sá Vilarouca (PSB) o Mario Rodrigues simplesmente renunciou à candidatura após saber que o deputado estadual Marcos Sobreira anunciou apoio à candidatura de Roberto Costa (PSDB). Sá Vilarouca continua na disputa e já está a escolher um novo vice.
REJEIÇÃO EM FORTALEZA
Na última pesquisa de intenção de votos divulgada na corrida pela Prefeitura de Fortaleza o prefeito José Sarto (PDT) aparece com a maior rejeição. Ele e rejeitado por 28,2%. Em seguida vem Capitão Wagner com 23,3% de rejeição e André Fernandes com 21% de rejeição. O menos rejeitado dos 4 principais nomes é o petista Evandro Leitão com rejeição de 20,8%. Mas tem candidato com menor rejeição que Evandro como Chico Malta, Técio Nunes, Eduardo Girão, Zé Batista e George Lima.
FATOR CIRO GOMES
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem sido o pivô de uma série de pendengas políticas. Com seu jeito fácil de falar e língua afiada ataca todos os seus desafetos. Aqui no Ceará seu alvo é o Ministro da Educação Camilo Santana. Ciro não tem críticas ao Ciro na Educação, mas acusa Camilo de ser coronel e até de corrupção. Acusar alguém de ser uma espécie de coronel na política não dá em nada. Mas acusar de corrupção e outras coisas gera apenas a sensação de que Ciro critica por ódio ou inveja. Ou por que agora seu papel é esse mesmo. Atacar as esquerdas e dependendo do cenário ficar próximo a políticos bolsonaristas.
MULHERES NA DISPUTA
A disputa eleitoral na cidade de Altaneira chama a atenção. São duas mulheres no páreo. Uma trabalhadora e uma empresária. A trabalhadora é a candidata Silvana (PT) e a empresária é a Késia (SB). Independente disso, as duas protagonizam uma campanha acirrada e cheia de críticas e disputa para todo lado. Silvana tem a vantagem de ter o apoio do prefeito Dariomar que termina agora seu segundo mandato.
SINAL FECHADO
Nada do que já não se esperasse. Mas começa a ter problemas concretos a candidatura à reeleição do prefeito João Luiz (PT) em Campos Sales. O prefeito viu nesta semana cerca de 100 comerciantes e empresários se reunirem na cidade e dedicar e indicar seu apoio à candidatura de Moésio Loiola (PSB). Nesse encontro, Moésio falou e apresentou suas ideias para governar a cidade de Campos Sales. Sinal de alerta na campanha de João Luiz.
INDÚSTRIA BRASILEIRA
O presidente Lula (PT) fez algo relevante nesta semana. Lançou nesta quarta-feira, 11, uma nova política de revitalização da indústria brasileira com aporte de bilhões de reais para financiamentos e investimentos. Dinheiro público utilizado de forma a desenvolver a nossa indústria. O Brasil precisa urgentemente se ser reindustrializado gerando assim mais emprego, mais tecnologia e mais conhecimento nesse importante segmento.
ESTADOS UNIDOS
E nos Estados Unidos a eleição presidencial pegou fogo. O que não surpreende é a Kamala Harris simplesmente vencer o Donald Trump no debate. Trump é desqualificado, descontrolado emocionalmente e um mentiroso contumaz. Mente em pleno debate com milhões de pessoas assistindo. Kamala o colocou na parede e venceu.
PESQUISA NO PARANÁ
Levantamento divulgado nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Paraná em Curitiba (PR) aponta que Eduardo Pimental (PSD) lidera a pesquisa de intenção de voto na corrida pela prefeitura da capital do Paraná. Pimentel ficou com 32,1% das intenções de votos. Ele é seguido por Luciano Ducci (PSB), que ficou com 16% das intenções de voto. Pimentel tem apoio de Bolsonaro e Ducci de Lula.
NOVO PROJETO
Na reta final de tramitação na Alece projeto do deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) que autoriza o Poder Executivo a adotar o método Aba para tratar pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tratamento deve ser feito pela rede pública de saúde.
SÃO PAULO
Na cidade de São Paulo o prefeito Ricardo Nunes (MDB) começa a ver mais água na sua frente. Nesta última pesquisa divulgada pelo Instituto Altas o candidato Boulos (Psol) fica com 28% das intenções de votos e é seguido por Pablo Marçal (PRTB) com 24%. Ricardo Nunes fica com 20%. Pelo visto, o racha no ninho bolsonarista vai terminar por ajudar Marçal e enterrar Ricardo Nunes.
Leia nosso Jornal: