21 de novembro de 2024
james eral jones

O ator e dublador James Earl Jones, famoso por dar voz a personagens icônicos como Darth Vader em Guerra nas Estrelas (“Star Wars”) e Mufasa em “O Rei Leão”, faleceu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos, em sua casa no estado de Nova York, conforme confirmado por seu agente.

Jones superou uma grave gagueira na infância e se destacou como um dos mais importantes atores negros de sua geração. Ele fez sua estreia na Broadway em 1958 e seu último trabalho foi em 2022, na série “Obi-Wan Kenobi”, onde mais uma vez deu voz ao temido vilão Darth Vader.

Ao longo de sua carreira, James Earl Jones se destacou não apenas no cinema, mas também no teatro e na televisão. Ele recebeu dois prêmios Tony, dois Emmys e foi indicado ao Oscar pelo filme “A Grande Esperança Branca”, de 1970.

Além de sua marcante participação em “Star Wars”, a voz de Jones também eternizou Mufasa, personagem de “O Rei Leão”, tanto na animação original dos anos 90 quanto no remake de 2019.

Jones foi casado duas vezes: primeiro com a atriz e cantora Julienne Marie, e depois com a atriz Cecilia Hart, que faleceu em 2016. Ele deixa um filho, Flynn Earl Jones.

Um fato curioso de sua trajetória é que, em “Star Wars: Uma Nova Esperança” (1977), Jones recebeu apenas US$ 7 mil por dublar Darth Vader e recusou os créditos de tela. No entanto, no último filme da trilogia, “O Retorno de Jedi” (1983), seu nome apareceu nos créditos, consolidando sua associação com um dos vilões mais emblemáticos da história do cinema.

Com informações do UOL

 

Leia nosso jornal Leia Sempre Brasil: