O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que vai tirar férias do ministério (MEC) para entrar na campanha de Evandro Leitão (PT) para prefeito de Fortaleza.
A afirmação foi feita na noite do último sábado (24) durante o lançamento do comitê oficial de campanha de Evandro Leitão a prefeito de Fortaleza, localizado no bairro Luciano Cavalcante.
Camilo afirmou posteriormente que ainda não tirou férias do MEC, e deve aproveitar o período em setembro para auxiliar a candidatura de Evandro à Prefeitura de Fortaleza.
Além de Camilo e Evandro, estiveram no lançamento do comitê, dentre outras autoridades a candidata a vice-prefeita e deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD); o governador Elmano de Freitas (PT); a vice-governadora e secretária das Mulheres no Ceará, Jade Romero (MDB) e o deputado federal Eunício Oliveira (MDB).
Existe a expectativa da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha ainda no primeiro turno, a exemplo do que aconteceu no lançamento oficial da candidatura. A vinda do chefe do Executivo nacional, no entanto, ainda não está confirmada.
Comitê marca campanha petista
O comitê utilizado por Evandro Leitão é o mesmo de Elmano de Freitas e Camilo Santana na campanha para o Governo do Estado e para o Senado Federal, em 2022. Ambos foram eleitos para os cargos.
Disputando pela primeira vez a Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão está no terceiro mandato como deputado estadual, e desde 2021 é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), sucedendo o atual prefeito da capital, José Sarto (PDT), no cargo.
O lançamento oficial da candidatura de Evandro ocorreu no início deste mês, em evento que contou inclusive com a presença do presidente Lula.
Na primeira pesquisa Quaest para a Prefeitura de Fortaleza, divulgada na última quinta-feira (22), Evandro Leitão aparece na terceira posição, com 14% das intenções de voto, empatado com o deputado federal André Fernandes (PL).
À frente de ambos, estão o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), com 31%, e o atual prefeito da capital, José Sarto, com 23%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, 900 eleitores da Capital, com 16 anos ou mais, foram ouvidos entre os dias 19 e 21 de agosto.
FONTE: Diario do Nordeste