21 de novembro de 2024
p.8

 

Curta a Agenda Cultural do Leia Sempre Brasil neste sábado 24 de agosto com direito a você curtir eventos de várias linguagens culturais e em várias cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda e Potengi.

https://www.mostrasescdeculturas.com.br/programacao/

 

BORBOLETÁRIO – TEATRO PARA BEBÊS

Sábado, 24/08 às 10:00 no Juazeiro do Norte

Teatro Infantil
Borboletário – Teatro para Bebês, é uma encenação direcionada para crianças de 6 meses a 6 anos acompanhada de adultos, atuada pelo intérprete criador Wellington Fonseca, ator, contador de histórias e pesquisador do movimento no contexto da infância. Com o jogo lúdico do brincar, o faz de conta e distintas sonoridades, a obra nos leva a um lugar misterioso de segredos e descobertas, uma floresta onde a língua ainda é barulho e os seres vivos, ovos prestes a nascer.

Artista/Grupo: WELL FONSECA

Local: JUAZEIRO DO NORTE – TEATRO SESC PATATIVA DO ASSARÉ

50 RAZÕES PARA RIR

Sábado, 24/08 às 10:00 no Juazeiro do Norte

Intervenção Urbana, Happening e Performance
A intervenção 50 Razões Para Rir foi criada a partir do livro homônimo lançado por
Toni D’Agostinho em 2009. O objetivo é gerar vivência específica envolvendo o universo do humor gráfico, o exercício do riso e sorriso e, ainda, estreitar a relação do público com conteúdos que levem afetos à existência.

Artista/Grupo: TONI D’AGOSTINHO

Local: JUAZEIRO DO NORTE – MERCADO CENTRAL

NAPOLEÃO – TEATRO INFANTIL

Sábado, 24/08 às 10:00 no Nova Olinda

Napoleão é um menino tímido e cheio de futuro. Seu sonho é cantar e sua maior aventura é tentar entender o mundo ao seu redor. Ele é um herói escondido dentro de nós. A peça fala da infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação. O texto e a direção são de Marcelo Romagnoli (SP) e teve estreia na 9º edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará.

Artista/Grupo: GRUPO PAVILHÃO DA MAGNÓLIA

Local: NOVA OLINDA – TEATRO VIOLETA ARRAES

 

BAFAFÁ

Sábado, 24/08 às 15h no Penaforte

Circo Infantil
Bafafá reverencia uma prática tradicional do circo-teatro de rua, em que famílias mambembes viajam de cidade em cidade apresentando shows de variedades. Malabares, equilíbrios, bobagem e peripécias perigosas são algumas das habilidades dessa trupe duvidosamente profissional, cheia de carisma e nenhuma vergonha na cara. No espetáculo, a dupla de palhaços Chicória e Alecrim convida todos a olharem com carinho, humor e respeito para a família circense e seu legado de arte, amor e resistência.

Artista/Grupo: CIRCO MUAMBA

Local: PENAFORTE – Escola Fátima Regina

TEM BOI NO ALGODÃO

Sábado, 24/08 às 16:00 no Nova Olinda

Teatro Infantil
O Negro Benedito e o Capitão João Redondo são os personagens centrais da trama, onde o Capitão João Redondo é o dono de uma fazenda de algodão, sendo considerado o homem mais rico e poderoso daquele lugar. Porém, ele é ludibriado por seu vaqueiro, o astuto Benedito, que foi contratado pelo Capitão para cuidar da plantação e dos bichos da fazenda, mas ao invés disso rouba o coração da filha do patrão a donzela Rosinha. Inspirado na cultura nordestina o espetáculo leva o público a se divertir e conhecer universo cômico do boneco popular paraibano, o babau.

Artista/Grupo: CIA BOCA DE CENA

Local: NOVA OLINDA – PARTE INTERNA DA FUNDAÇÃO CASA GRANDE

 

O TORTO ANDAR DO OUTRO

Sábado, 24/08 às 16:30 no Barbalha

Teatro Adulto – Livre
Esta é uma obra que nos leva ao inesperado; é atemporal, instigante, e transcende as religiões, costumes e épocas. Numa cidade encantada, numa cuia pendurada num galho de jatobá onde todos andam de lado, nasce uma criança que ao andar para frente se torna alvo de perseguição do rei e sua corte. Inspirada no cordel do mestre cordelista Antônio Francisco, a Cia. Pão Doce te levará a repensar tudo quanto existe.

Artista/Grupo: COMPANHIA PÃO DOCE DE TEATRO

Local: BARBALHA – RUA DO VIDEO (PRAÇA FIGUEIRA SAMPAIO)

REISADO DECOLORES DEDÉ DE LUNA – MESTRA MAZÉ

Sábado, 24/08 às 16:50 no Potengi

Apresentação do REISADO DECOLORES DEDÉ DE LUNA – MESTRA MAZÉ em Potengi.

Local: POTENGI – MUSEU CASA DO MESTRE ANTONIO LUIZ

GIGANTES DE AR

Sábado, 24/08 às 16h no Assaré

Teatro Infantil
Este espetáculo de rua é uma reunião de “sketches” inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, onde se reúnem palhaços, bailarinos e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense. Um elefante azul de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus, são algumas das atrações do espetáculo “Gigantes de Ar”, que é um verdadeiro circo a céu aberto.

Artista/Grupo: PIA FRAUS

Local: ASSARÉ – PRAÇA DA MATRIZ (MEMORIAL PATATIVA DO ASSARÉ)

 

HISTÓRIAS DA CHAPADA DO ARARIPE

Sábado, 24/08 às 17:00 no Crato

Contação de História
Histórias da Chapada do Araripe apresenta na cena narradores que contam e interpretam as histórias do sopé da Chapada do Araripe, com seus seres encantados que rodeiam o imaginário e conta a história do povo da Chapada do Araripe. Em cena os Narradores Cariri, apresentam as lendas que foram ouvidas e narradas para que todos possam conhecer e valorizar suas raízes, permeada por músicas ouvida da embocadura das crianças na aldeia dos índios Kariri.

Artista/Grupo: NARRADORES CARIRI

Local: CRATO – PROCEM

CANTOS DE ASSOMBRAÇÃO

Sábado, 24/08 às 17:00 no Crato

Contação de História
As histórias de assombração e mistério fazem parte do imaginário popular e aparecem nos contos e cantigas tradicionais na forma de criaturas mitológicas e personagens lendários incríveis. Esse mitos nos ajudam a refletir sobre a condição humana e a enfrentar a vida com mais coragem e sabedoria. O mistério da vida e da morte, do medo e da coragem são representados no espetáculo Cantos de Assombração, da Cia. Tempo de Brincar, que traz à cena esses mitos em histórias cantadas como “Boi da cara preta” e a “Ciranda das Caveiras” e também com canções de Valter Silva como a do Pescador que sumiu nos braços da Sereia, o “Coco das Assombrações”, e “Eu Tenho Medo”.

Artista/Grupo: CIA TEMPO DE BRINCAR

Local: CRATO – PRAÇA ALEXANDRE ARRAES

Leia o jornal Leia Sempre Brasil: