Não é brincadeira para um observador atento do processo eleitoral analisar as cidades da Região do Cariri e seus milhares de eleitores que irão às urnas em 6 de outubro definir quem irá conduzir os destinos dos municípios pelos próximos 4 anos.
Vamos destacar nesse contexto algumas disputas importantes entre lideranças e legendas partidárias aliadas no contexto nacional e estadual, mas que no âmbito municipal não são tão aliadas assim.
Começa por Brejo Santo onde o Partido dos Trabalhadores com Eusébio Ferreira disputa a eleição contra Gislaine Landim (PSB) atual prefeita que vai à reeleição. Gislaine tem como ponto maior de apoio o deputado Guilherme Landim seu filho. Já Eusébio vai para sua segunda disputa consecutiva para a prefeitura tentando trazer para o seu lado, além do maior número possível de lideranças locais o apoio de lideranças estaduais. Em Brejo Santo teremos ainda 48 candidaturas a vereador registradas para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já em Campos Sales o PT lança o nome do prefeito João Luiz à reeleição contra a candidatura do ex-prefeito Moésio Loiola (PSB) que já foi padrinho político de João Luiz. Nesta cidade, teremos ainda 29 candidaturas a vereador que irão disputar 11 vagas no legislativo municipal. Um destaque nesse cenário é que o senador Cid Gomes promete contribuir com a cmpanha de Moésio Loiola. Já o deputado federal José Guimarães diz querer reforçar o palanque de João Luiz.
Outro cenário de disputa é na cidade de Aurora. O prefeito Marcone Tavares (PT) vai para a reeleição com apoio do PSB de Carlos Macedo, ex-prefeito da cidade. Já Adailton Macedo (MDB) tenta reforçar seu palanque com o ex-deputado Raimundo Macedo em seu apoio. Em Aurora teremos ainda 34 candidatos a vereador de partidos como MDB, PT, PRD, PSB e Republicanos.
Em Missão Velha o atual prefeito Dr. Lorim (PSB) contra o ex-prefeito Diego Feitosa (MDB) mais ou menos os dois mesmos palanques das eleições de 2020 reeditados em 2024. São 24 candidatos a vereador disputando 13 vagas.
Lembrando que a disputa está aberta em todas as cidades. A campanha já começou e com ela as atividades de rua. Os dados dessa matéria são do TSE, mas podem sofrer alguma alteração.
Leia nosso Jornal: