20 de setembro de 2024

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

A Coluna Panorama Político é publicada todas as edições do jornal Leia Sempre Brasil falando um poouco dos bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. E refletido temas variados. Assinada por Tarso Araújo.  

PROPAGANDA ELEITORAL: NEM TUDO É PERMITIDO

Começou a corrida pelo voto dos mais de 150 milhões de brasileiros que irão às urnas em 6 de outubro, no primeiro turno eleitoral. Mas, é bom ficar de olho na lei eleitoral pois quando falamos de propaganda eleitoral tem muita coisa que se pode fazer, mas nem tudo é permitido. Um exemplo é não usar carro de som para divulgar música de campanha. Carro de som só pode em carretas e eventos como comícios ou reuniões públicas.

PROPAGANDA ELEITORAL 2

Outro ponto da propaganda eleitoral é que já pode se utilizar a rede mundial de computadores, a internet, para divulgação de conteúdos eleitorais e até pedido de votos. Lembrando que a propaganda eleitoral no rádio e TV começa dia 30 de agosto em emissoras de rádio e TV comerciais e comunitárias, incluindo ainda televisão que operam em VHF e UHF e nos canais de TV por assinatura sob responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas ou das câmaras municipais.

AS NOVIDADES ELEITORAIS

As grandes novidades para as Eleições Municipais de 2024 foram introduzidas pela Resolução TSE nº 23.732, que alterou a Resolução TSE nº 23.610/2019. O uso da inteligência artificial (IA) e a realização das lives eleitorais são algumas das novas regras contidas na norma, que também traz atualizações nos artigos que tratam da desinformação eleitoral, do impulsionamento de conteúdos político-eleitorais, do tratamento de dados pessoais e do exercício do poder de polícia pelas juízas e pelos juízes eleitorais. (no site do TSE)

VOTA QUEM QUER

Lembrando que segundo dados da Justiça Eleitoral brasileira temos mais ou menos 20 milhões de brasileiros e brasileiros que tem o direito do voto facultativo. Ou seja, aqueles que votam se quiserem pois segundo a lei não estão mais na faixa da obrigatoridade, já que no Brasil o voto por lei é obrigatório. Enfim, 20,5 milhões de brasileiros estão no voto facultativo, alguns por ter a idade avançada e outros por estar na faixa dos 16 aos 18 anos.

DEFESA DA MULHER

A administradora de empresas Erigalda Sousa é mais uma postulante à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.  Militante das causas sociais Erigalda vem defendendo nesta campanha a luta em defesa da mulher, contra a violência de gênero e o fim da impunidade quando se comete crimes contra mulheres no Cariri. Filiada ao Partido Verde quer unir a pauta ambiental com a das mulheres.

MAIS SAÚDE

A médica Alyne Alencar começou sua caminhada rumo a uma cadeira no legislativo de Juazeiro do Norte conversando com comunidades e lideranças feministas. Alyne é uma médica que pretende defender no legislativo juazeirense a ampliação do Sistema Única de Saúde, ter mais cuidados com a saúde da mulher e levantar ainda a bandeira do fim da violência de gênero.

APOIO ÀS MERENDEIRAS

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) utilizou suas redes sociais neste final de semana para dizer que está preocupado com a situação das merendeiras das escolas públicas estaduais. Segundo Idilvan ele vem recebendo reclamações de várias cidades do Ceará de que as merendeiras podem perder direitos trabalhistas. Disse ainda que vai apoiar a luta das merendeiras junto ao Governo do Estado.

CAMPANHA FERVENDO

O engenheiro e empresário Salviano Alencar será uma grande pedra no sapato do PT em Potengi. Salviano é candidato a prefeito pelo PDT e tem forte apoio de lideranças locais. O PT vai precisar reagir bastante se quiser retomar a prefeitura de Potengi.

CANDIDATURAS MIL

Passado o prazo eleitoral para homologação das candidaturas na cidade do Crato ficamos com 205 candidatos vereador em Crato, 324 candidatos em Juazeiro e 108 candidatos em Barbalha.

PCO NA FITA

O Partido da Causa Operária – PCO lançou como candidato a prefeito de Juazeiro do Norte o engenheiro e ex-bancário Lino Alves. Lino foi o primeiro candidato a prefeito do PT em Juazeiro do Norte no ano de 1988. Na época Lino era bancário, funcionário do Banco do Estado do Ceará (BEC) que depois privatizado e sindicalista. Essa é sua primeira candidatura a prefeito pelo PCO na terra do Padre Cícero.

COMO PROMETIDO E FEITO

O deputado estadual Pedro Lobo (PT) disse durante entrevista no programa Bom Dia Cariri na Rádio 100 de Juazeiro do Norte que irá fortalecer todas as campanhas do PT no Cariri e onde conseguir chegar e for convidado. Disse que está na campanha de André Barreto em Crato e que em Juazeiro do Norte pretende participar da campanha de Fernando Santana. Na imagem, Pedro Lobo e Fernando no adesivaço do candidato petista em Juazeiro do Norte.

Pode folhear nosso jornal: