10 de novembro de 2024
pagina 9 ipesc 1

Com homenagens e posse da nova diretoria, que agora passa a contar com uma coordenação colegiada, foi realizado na noite Da última  quarta-feira, dia 14, o Seminário: História e Memóriado Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais do Cariri – Ipesc, pela passagem dos seus 35 anos. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Daniel Walker (Antiga Estação Ferroviária de Juazeiro do Norte), com apresentações Culturais.

O Reitor da URCA, professor Carlos Kleber de Oliveira, deu posse a nova presidente do instituto, Professora Dra. Maria Adriana Simeão da Silva, em lugar do Professor Océlio Teixeira, que esteve à frente do Ipesc desde 2020. Na ocasião, também foram empossados os membros da coordenação colegiada do Ipesc, Itamara Freires de Meneses (Departamento de Ciências Sociais); Núbia Ferreira Almeida (Departamento de Ciências Sociais); Célia de Jesus Silva Magalhães (Campus de Missão Velha); José Carlos dos Santos (Departamento de Ciências Sociais); Pedro Adjadan David de Sousa (Ipesc/URCA); e Océlio Teixeira de Souza (Departamento de História).

Fundado em 1989, o Ipesc tem sido um importante espaço de estudos e pesquisas sobre as culturas e as religiosidades populares do Cariri, principalmente em Juazeiro do Norte, acolhendo pesquisadores, professores e estudantes interessados em conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre essas temáticas e promovendo eventos acadêmicos e científicos, como as diversas edições do Simpósio Internacional sobre o Pe. Cícero.

A Professora Adriana Simeão, do Departamento de Ciências Sociais da URCA, é também pesquisadora das romarias em Juazeiro do Norte e da religiosidade. Ela destacou a sua alegria de estar tomando posse e agradeceu o convite do Reitor, ao mesmo tempo em que agradeceu a parceria do Professor Océlio. “Todo esse universo foi me aproximando do Ipesc, e nos últimos anos, mais ainda, em virtude do Simpósio Internacional do Padre Cícero”, afirma.

O Professor Océlio fez um breve balanço do seu trabalho à frente do Ipesc, com realizações, a exemplo do simpósio internacional, e destacou a importância da preservação da memória.

Após as apresentações culturais e o momento da posse, foi realizada mesa redonda sobre a História e Memória do Ipesc, com a Prof.ª Núbia Ferreira (URCA), com a apresentação do Memorial e Exposição sobre o IPESC; o Prof. Renato Casimiro (Pesquisador e Memorialista), que trouxe dados sobre José Marrocos e sua importância para a história do Cariri, com a Mediação – Prof. Océlio Texeira de Souza (URCA). Em seguida, foi realizada leitura do Cordel: 35 anos do Ipesc, com a cordelista Rosário Lustosa.

As  homenagens aos fundadores e fundadoras do Ipesc e seus primeiros colaboradores Aliane Nogueira Matos – Servidora da URCA; Antônio Renato Soares de Casimiro – Escritor e Memorialista e Professor da UFC; Daniel Walker de Almeida Marques (In Memoriam) – Biólogo, Escritor, Memorialista e Professor da URCA; Francisca Fernando Anselmo – Historiadora e Professora URCA; Francisco Renato Sousa Dantas – Memorialista, Teatrólogo e Professor da SEDUC-CE; José Bendimar de Lima (In Memoriam) – Historiador e Professor da URCA; José Boaventura de Sousa (In Memoriam) – Historiador e Professor da URCA; e Maria Loreto de Lima – Escritora, Pesquisadora e Professor da SEDUC-CE. Na ocasião, participaram os próprios homenageados e representantes das famílias. O evento contou com a apresentação e mediação do Prof. José Carlos dos Santos (URCA).

Programação dia 21 de agosto

A programação do Seminário dos 35 anos do Ipesc terá continuidade no dia 21 de agosto, no Salão de Atos da URCA, Campos do Pimenta, em Crato. A partir das 8h, o evento será aberto com programação Cultural. Após a mesa de abertura, será realizada mesa redonda com o tema Novos Olhares sobre o Padre Cícero e as Romarias de Juazeiro do Norte, contando com a Profa. Itamara Freires (URCA), Prof.  José Carlos (URCA), Prof. Felipe Alves (URCA) e a Mediação: Profa. Adriana Simião. O evento continua à noite, a partir das 18h30 com apresentação cultural, cordel de Celebração dos 35 anos do Ipesc, com Rosário Lustosa, e Mesa Redonda: História e Memoria do IPESC, com a Profa.  Núbia Ferreira – Memorial do IPESC / Exposição sobre os 35 anos do IPESC; Prof. Renato Casimiro – José Marrocos e sua importância para a história do Cariri; e Mediação – Prof.  Océlio Texeira de Souza (URCA). Em seguida, será realizada homenagem à professora Anna Christina Carvalho (In Memoriam), ex-diretora do Ipesc.