20 de setembro de 2024

 

A trilogia formada por cultura, política e sociedade, foi uma das disciplinas ministrada no curso de Letras da Universidade Regional do Cariri – (URCA, 2014), pela Profa. Célia Magalhães. O estudo marcou pela leitura e análise minuciosa do Livro “Guerra de Canudos”, auxiliada pelas interpretações do coletivo dos acadêmicos, mediada por documentário. A Guerra de Canudos, gerou um conflito que marcou a história da república no Brasil, sobre a liderança do beato Antônio Conselheiro que por conta das suas pregações empreendia uma luta pela terra, contra a fome, seca e a miséria nordestina.

Quer ampliar mais sobre o que foi a Guerra de Canudos, leia o livro de autoria do escritor Euclides da Cunha, ou assista o filme! Por um lado, a cultura é algo muito presente numa sociedade e segundo o estudioso Câmara Cascudo, definiu a cultura como sendo: “o patrimônio tradicional de normas, doutrinas, hábitos, acúmulo de material herdado e acrescido por cada geração”. Logo, a cultura também se relaciona com a formação humana (moral e intelectual) no desenvolvimento da capacidade de relacionar-se com os cidadãos, disseminando valores essenciais ao ser humano.

Por outro lado, a cultura também se refere ao conjunto das tradições: religião, arte, culinária, costumes de um povo, de uma região ou de uma nação. A política vem do grego antigo (politeia), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis (cidade-estado). Já para o filósofo grego Aristóteles, afirmou que: “a política é uma ciência que tem por objetivo se preocupar com o homem na cidade-estado. A “pólis” política, propriamente dita é aquela que se preocupa com a sociedade, comunidade e com a vida urbana. Se apropriando do significado do dicionário a sociedade é um grupo de indivíduos que se relaciona, a fim de diversos objetivos compartilhados pelos próprios interesses comuns. Ampliando o entendimento de sociedade – “podemos dizer que se trata de um conjunto de pessoas que vivem em certo período e em um determinado espaço, seguindo normas comuns e unidas socialmente”.

O ano de 2024 será marcado pela “cultura do voto” no qual a sociedade irá escolher através das urnas, seus representantes a vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que irão gerenciar os mais de 5 mil municípios brasileiros. A data para o cidadão comparecer ao pleito eleitoral, será dia 06 de outubro.

Espera-se que o eleitor possa votar consciente, pensando numa sociedade melhor . . . Lembrem-se que a cultura, a educação, o esporte, dentre outras áreas merecem ter cadeiras muito bem representadas!