20 de setembro de 2024

O eleitor caririense, assim como todos os mais de 155 milhões de brasileiros aptos a votar nas eleições municipais deste ano vão poder agora ficar de olho nas campanhas políticas e nas propostas dos candidatos. Nesta sexta-feira, 16, começa oficialmente a campanha eleitoral para renovação dos executivos municipais e dos legislativos. O eleitor caririense terá a tarefa de escolher nossos futuros prefeitos e vereadores.

 A corrida eleitoral começa com uma disputa pelo comando das prefeituras

A corrida eleitoral começa nesta sexta-feira, 16, movimentando campanhas eleitorais, partidos políticos, lideranças e o peso das legendas partidárias em todo o Brasil.

No Ceará a disputa vai se dar entre os campos progressista e o bolsonarismo. Correndo por fora, algumas legendas como PDT que precisa manter a prefeitura em Fortaleza e o PSDB que tenta voltar a ter alguma relevância, o que vem se mostrado até agora muito difícil. Outro destaque é o União Brasil do Capitão Wagner em Fortaleza.

Por outro lado, a chamada base aliada dos governos Elmano e Lula deve protagonizar em algumas cidades de médio e pequeno porte verdadeiras batalhas eleitorais. A disputa está aberta.

Algumas lideranças cearenses serão colocadas à prova. O Ministro da Educação Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas, pelo campo progressista sem falar em outros nomes como o deputado federal José Guimarães, a deputada Luizianne Lins prometendo se empenhar na campanha de Waldemir Catanho (PT) na cidade de Caucaia, e o deputado André Figueiredo na luta para seu PDT não perder a eleição na capital com o prefeito José Sarto.

O bolsonarismo tem em André Fernandes e Luís Eduardo Girão seus expoentes. Às vezes não se entendem ou a batalha de egos é maior que a possibilidade de unir forças. Precisa ter resultados positivos se quiserem ter futuro na política.

Por outra lado, tem o Capitão Wagner que quer os votos dos setores mais moderados e à direita, conservadores, mas que não necessariamente são bolsonaristas e que podem até votar em Lula. Uma salada, mas é por aí o caminho.

Na Região do Cariri a batalha começa no Crajubar com disputas entre o PT e partidos aliados contra candidatos de direita e extrema-direita.

Leia o jornal Leia Sempre Brasil desta sexta-feira 16 de agosto de 2024: