24 de novembro de 2024
urnas

COMEÇA A CORRIDA ELEITORAL

A corrida eleitoral na Região do Cariri e em todo o Brasil em busca dos milhões de votos dos brasileiros e brasileiras começa nesta sexta-feira, 16. A eleição que agora começa é o prelúdio para os embates futuros, como a eleição presidencial de 2026. As esquerdas correndo atrás do prejuízo da eleição municipal anterior onde perdeu em cidades importantes. Espera que com o apoio de Lula possa recuperar-se nos grandes centros.

ETERNA POLARIZAÇÃO

O cenário brasileiro continua polarizado e isso vai se dar por um bom tempo, ou quem sabe, para sempre. O bolsonarismo vai tentar eleger prefeitos e vereadores e, mesmo que seja a única força política de extrema-direita no Brasil que joga fora dos marcos da democracia. Quer um golpe de estado de todo jeito ou simplesmente para livrar a cara de Bolsonaro dos crimes já cometidos.

PÉSSIMO EXEMPLO

Nesta semana tivemos o péssimo exemplo do jornal Folha de São Paulo espalhando notícia, no mínimo, estranha sobre as ações do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.  Tudo o que o extremismo queria para usar as redes sociais e  fazer campanha pedindo absolvição de todos os golpistas começando por Bolsonaro e pelos que estão presos devido aos tumultos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O negócio, entretanto, não deu muito certo para o bolsonarismo. E nota zero para a mídia corporativa brasileira que não perde a mania de dar apoio à extrema-direita.

REPASSES PARA A SAÚDE

Uma boa ação do deputado federal Luiz Gastão Bittencourt (PSD/CE). A Câmara dos Deputados aprovou seu relatório referente ao projeto de lei complementar que cria a conta-corrente específica a repasses federais e de emendas parlamentares direcionados a prestadores privados de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria altera a lei sobre aplicações mínimas em saúde pública e com  essa mudança, prestadores privados desses serviços, inclusive, mas não só, aqueles sem fins lucrativos, como as Santas Casas, poderão receber diretamente os recursos de transferências regulares, automáticas e obrigatórias sem a necessidade de passarem antes pela prefeitura ou governo estadual da localidade.

COBRANÇA REAL

O candidato do PT em Juazeiro do Norte Fernando Santana acertou no debate desta quarta-feira última, 14, quando cobrou do prefeito e candidato à reeleição Glêdson Bezerra (Podemos) a implantação do PCCR dos professores. Nesse momento, Glêdson não soube o que dizer, já que em sua gestão vem tratando servidores à pão e água.

RONDILSON FORTALECIDO

No embate pelas prefeituras na Região do Cariri uma disputa nos chama a atenção. Em Salitre o candidato do Partido dos Trabalhadores Rondilson Ribeiro superou as expectativas e entra na cmpanha com aval da Federação da Esperança. As lideranças de PV e PC do B locais tiveram que se submeter à decisão da federação por chapa própria. Rondilson fortalecido vai para a disputa contra o prefeito Dodó de Neoclides (PSB) desgastado e com suspeita de irregularidades em sua gestão.

BLOCO NA RUA

Uma candidatura do partido dos Trabalhadores coloca seu bloco nas ruas de Juazeiro do Norte é a de Lulinha. Candidato a vereador Lulinha vai defender nesta campanha mais investimentos em saúde e educação.

PELA EDUCAÇÃO

Professor Edson Xavier (Psol) tenta mais uma vez uma cadeira no legislativo. Entre suas principais bandeiras a melhoria da qualidade do ensino público e gratuito. Edson Xavier em 2020 foi o mais votado candidato a vereador pelas esquerdas na terra do Padre Cícero.

NA LUTA

A jornalista Lídia Vieira disputa uma vaga na Câmara Municipal do Crato pelo partido DC – Democracia Cristã. Pela primeira vez disputando uma vaga ao legislativo, Lídia tem em suas bandeiras para esta campanha eleitoral a defesa de temas como saúde e educação e mais investimentos para a infraestrutura.

Por Tarso Araújo, na coluna Panorama Político

Leia o jornal Leia Sempre Brasil edição desta sexta-feira 16 de agosto de 2024.