Hoje, estamos todos perplexos e chocados com a queda de um avião comercial que ceifou mais de 60 vidas de forma tão rápida.Vivemos uma vida cheia de surpresas agradáveis e desagradáveis. E mesmo que testemunhemos esses acontecimentos dolorosos nos sentimos impotentes diante da morte repentina. O que estamos fazendo antes e depois desses choques da realidade? As histórias dos que entraram no avião serão contadas na imprensa. E daqueles que não conseguiram entrar no avião também.
Mas, será que estamos realmente conscientes do nosso verdadeiro propósito existencial nessa vida? Amanhã continuaremos a correr, andar, ver televisão, torcer pelos nossos atletas olímpicos, discutir a vida política e os resultados dos jogos de futebol etc.
As guerras continuarão, as fofocas continuarão, as falsidades e mentiras continuarão no ambiente social.
Será que todos nós faremos um exame de consciência para tentar redirecionar nossos olhares e percepções educadas para o mundo exterior apenas?
O que faremos daqui para frente? A vida continua, é o que responderá o senso comum. Vamos apenas orar pelos que se foram na terrível tragédia da vida cotidiana?
Cada um é responsável pela sua mente e conduta. Amanhã novos desastres acontecerão, mas será que vamos acordar para o maior desastre de todos os tempos: a ignorância de si mesmo!!
Amanhã nosso ego continuará falando mal do vizinho; nosso país continuará apoiando ditaduras que ceifam consciências, liberdades e vidas; nossos chefes de Estado ainda continuarão governando seu povo como se fosse um “deus” todo poderoso que se sente acima do bem e do mal.
Poucos, ou raros serão aqueles que buscarão a sabedoria dos santos e profetas para entender sobre a queda do seu ego-avião interior.
A hipnose da percepção objetiva continuará presente e dominante. Assim, a vida continuará a mesma onde as guerras não terão trégua alguma; onde a desigualdade social continuará crescente; onde o império do prazer mundano continuará desviando a inocência de corações e mentes de jovens e crianças; onde a educação não terá a finalidade de aprimorar o caráter do ser humano; onde a ciência não terá a finalidade de se alcançar seu objetivo maior: o amor de Deus.
No futuro imediato os corações se tornarão de pedras e uma nuvem fria congelará o coração de todos. A tragédia interior pegará todos de surpresa como aconteceu como o avião que caiu e se espatifou no solo há poucas horas.
Sejamos piloto do nosso avião interior para governarmos com sensibilidade e sabedoria porque nada – nada mesmo! – acontece por acaso. As Leis de Deus são perfeitas – nunca erram ou se desviam de seu poder divino.
O certo e errado não se encontram no mundo exterior fora de nós. Disse Albert Einstein: “A maioria de nós prefere olhar para fora do que para dentro de si mesmo”. No famoso filme de Charles Chaplin tem uma mensagem impactante: “HANNA…O Reino de Deus está dentro de todos nós!”.
O voo tem que continuar e espetáculo da vida continuará nos encantando para a surpresa de todos, apesar das tragédias anunciadas.
Façamos uma reflexão profunda porque Deus é Amor Infinito e somente Ele poderá impedir novas tragédias.
Prof. Dr Bernardo Melgaço da Silva, Iogue da linha PREMA YOGA de Sri Sathya Sai Baba
Leia o jornal Leia Sempre Brasil desta semana: