20 de setembro de 2024
Disque 1491 e denuncie informações falsas nestas eleições municipais

Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo

 

A sociedade brasileira pode participar da campanha lançada nesta semana pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE) e entidades do jornalismo contra a disseminação de informações falsas nas eleições municipais deste ano. O lema da campanha é: “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.

Campanha vai combater notícias mentirosas nas eleições municipais de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta semana uma campanha para coibir a disseminação de mentiras durante as eleições municipais.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral.

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita.

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço já está disponível para receber denúncias de todo o Brasil.

A campanha, que tem o slogan “A mentira destrói seu voto”, também foi realizada em parceria com outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional.

“Agradeço aos integrantes das áreas do conhecimento e, especialmente, ao jornalismo responsável, independente e forte do Brasil, que tem segurado, com tanta frequência e com tanto empenho, a democracia no país, como foi nas últimas eleições de 2018, 2020 e 2022”, afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ao lançar a iniciativa.

Lembrando ainda que a campanha lançou duas cartilhas. A cartilha Como Funciona o TSE para os Jornalistas detalha o funcionamento do Tribunal durante o processo eleitoral, com o objetivo de auxiliar os profissionais de imprensa na cobertura do pleito.  E a cartilha Como Funciona o TSE para os Eleitores que oferece todas as informações necessárias para antes, durante e depois do voto aos 155 milhões de eleitores brasileiros.

Com informações do TSE

Leia o jornal Leia Sempre Brasil desta sexta 9/8: