24 de novembro de 2024
Fotos produzidas por terceiros

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

 

O Brasil começa no próximo dia 16 de agosto a caminhada rumo às eleições municipais. A partir deste dia candidatos iniciarão suas campanhas eleitorais nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

O que se avizinha é mais uma eleição no Brasil como qualquer outra, cheia de vícios, em um período de tempo que mal dá para avaliar ou conhecer as propostas dos candidatos.

Mas, essa campanha pode ser a oportunidade para se desviar dos vícios e a sociedade brasileira colocar de fato a mão na consciência e votar para eleger pessoas que tenham compromissos efetivos com pautas que melhorem a qualidade de vida da população.

O que está se discutindo no momento atual, é a melhoria do atendimento no SUS  (Sistema Único de Saúde), se as escolas públicas municipais têm boa educação, atendem bem os alunos na carga horária e nas disciplinas. Se a merenda escolar e o transporte estão funcionando da forma devida.

E mais ainda, se o gestor está conduzindo os destinos da cidade como a cidade merece, ainda a questão da transparência e dos gastos públicos. Que as pessoas possam debater ainda sobre o transporte público e como melhorar a vida de cada um na cidade. Afinal, vivemos nas nossas cidades, numa rua, em um determinado bairro.
Que a eleição sirva para avaliar os atuais gestores, trocar os que não cumpriram com seu papel político e administrativo, e renovar esperanças com uma nova geração de gestores.

Precisamos debater emprego, salário, condições de vida, saneamento básico, infraestrutura, escoamento da produção, combate à fome, acessibilidade, mobilidade, enfim, o direito à cidade. O resto é papo furado de candidato sem proposta.