20 de setembro de 2024

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT): “o turista é aquele que ao realizar uma viagem, pernoita fora de sua residência”. Este viaja para locais que despertam a curiosidade em conhecê-los, é o caso dos visitantes que aqui chegam a nossa região. Foi-se o tempo em que viajar era coisa de “barão”. Hoje, com as constantes ofertas de pacotes em excursões, ficou mais acessível viajar de um lugar a outro. O turista ao desembarcar no Cariri, em diferentes épocas e estações de férias, verá que estamos de portas abertas para acolher os que aqui chegam.
O universo cultural do Cariri, diferencia-se das demais cidades cearenses, por ser um “caldeirão cultural” seguido por inúmeros eventos que marcam o cotidiano das cidades sul-cearense. A “céu aberto” desfrutamos do encanto que reúnem: cachoeiras, trilhas ecológicas, engenhos de cana-de-açúcar, balneários; rodeados por monumentos de valor histórico e religiosos principalmente pelo encanto do imenso verde na Chapada do Araripe.
Com localização privilegiada, a Região do Cariri atrai turistas de todos os recantos do Brasil e do Mundo para seus diversos eventos como: EXPOCRATO, Festa de Santo Antônio de Barbalha e também as Romarias de Juazeiro do Norte nos diferentes períodos (…) Mesmo com período de seca ou inverno o visitante (turista / romeiro / expositor) tem a oportunidade de desfrutar de um clima bem agradável na região do Cariri; é quando o turista vai procurar locais com temperaturas amenas (balneário do caldas, nascente), localizados nas áreas serranas no triângulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro e Barbalha).
A melhoria para o turismo pode vir a surgir, através de dois modos: teoria e prática. Na teoria o turismo surge enquanto “PROJETO” e, quando se pensa muito, mas a ação não acontece na velocidade e no crescimento das cidades. A título de exemplo prático, quando do funcionamento do: 1) Teleférico do Caldas (em Barbalha), do 2) Teleférico do Horto do Padre Cícero de Juazeiro do Norte, da 3) Estátua de Santo Antônio de Barbalha, da 4) Estátua de Nossa Senhora de Fátima no Crato, da 5) Estátua da Mártir Benigna e com a chegada do 6) Centro Cultura do Cariri são empreendimentos que “somará” na grandiosa estrutura de apoio ao turismo de eventos culturais-esportivos e religiosos da Região Caririense.
Em linhas gerais, ações práticas na área do turismo chama-se agregar valor, visando o fortalecimento da “Cadeia Produtiva do Turismo” local. O turismo na prática consiste em viajar, mas, se faz também de ações de revitalização para melhor acolher o turista, possibilitando a eles transitarem pelas cidades com facilidade de fluidez do trânsito que na prática já acontece com o anel viário que liga Crato a Juazeiro do norte e Barbalha (CE), em que já é uma realidade em funcionamento ligando as cidades. Talvez a grande sacada dos gestores municipais seria recuperar em parte a história do antigo “trem de passageiros” que antes percorria de Crato a Fortaleza. O METRÔ DO CARIRI, enquanto transporte ferroviário é uma ação do presente que pode dar suporte e uma valorização parcial do turismo, ampliar seu percurso para atingir mais cidades, deveria ser algo a ser repensado no futuro próximo.

Leia a edição 227 do jornal Leia Sempre Brasil desta sexta, 2/8: