O Brasil lançou nesta semana através de inciativas do Governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) um apelo e uma ação formalizando uma ação global contra a fome. A ideia do governo Lula é envolver os países do G20.
Ainda nesta semana no Rio de Janeiro o próprio presidente Lula falou sobre o combate à fome, a necessidade de ações firmes dos países que formam o chamado Sul Global e uma ação concreta no combate à fome em todo o Planeta Terra.
A fome é um flagelo social e, ao mesmo tempo, uma decisão política. Não é algo religioso como um castigo de Deus ou algo natural. A fome é consequência da decisão política das elites dos países e do mundo, das classes dominantes e de muitos políticos e partidos que adotam como missão combater os direitos das populações, retirar direitos civis e destruir estados nacionais e as democracias.
Nesse sentido, a fala do presidente Lula é fundamental e civilizatória. O Brasil faz um apelo ao resto do mundo para que possamos unidos transferir recursos e esforços para acabar com a fome e, ao mesmo tempo, dar cidadania, direitos a milhões de pessoas no mundo que não tem recursos sequer para se alimentar com dignidade todos os dias.
As grandes potências mundiais gastam bilhões de dólares anualmente com a indústria armamentista. Poderiam guiar esses recursos para combater a fome.
EDITORIAL do jornal Leia Sempre Brasil
Leia nossa edição desta sexta 26/7: