20 de setembro de 2024
A venda da Sabesp pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas é um escândalo nacional

Foto: Edilson Dantas/O Globo

 

Não vai acontecer absolutamente nada com o bolsonarista Tarcísio de Freitas após essa, no mínimo, duvidosa privatização da Sabesp em São Paulo. Um patrimônio do povo paulista que vale bilhões vendido, segundo especialistas por valores bem abaixo do mercado.

As denúncias que vem sendo feitas contra o extremista bem educado Tarcísio de Freitas jamais serão apuradas. O Ministério Público e a Justiça fecharão os olhos. A mídia corporativa apoia e fica por isso mesmo.

Bilhões do povo de São Paulo entregue nas mãos de empresas e privatizadas entregado patrimônio público para o empresariado amigo do rei. É assim no Brasil. Vende-se propriedade estatal a preço de banana, ou com moeda podre, ou em troca de favores e ninguém é investigado.

Como em todas as privatizações feitas no Brasil (pelo menos das grandes empresas) para destruir nosso patrimônio o povo de São Paulo jamais saberá para onde vai esse dinheiro da Sabesp, em que vai ser investido, no que a população fatura. Nada.

Sabemos para que serve esse tipo de privatização. Tarcísio de Freitas fazendo isso diz ao chamado “mercado”, ou seja, a elite brasileira que adora devorar o que é público, ao agronegócio, aos ruralistas em geral, ao centrão e à bancada dos pastores ricos e à mídia corporativa, que ele é o nome da elite reacionária brasileira para 2026 contra Lula e as esquerdas, pois se ganhar privatiza o que Bolsonaro prometeu e não fez.

Portanto, podemos chegar à conclusão de que as estatais nos governos bolsonaristas vem sendo usadas de forma direta, abjeta e cínica como moeda de troca para campanhas eleitorais.

Estima-se que essa operação do “técnico” Tarcísio de Freitas custou 4,5 bi aos cofres de São Paulo.

E não venham nos dizer que isso é questão ideológica. Ideologia neoliberal? Não. É venda de patrimônio público de forma a rapinar a estrutura do estado. Se entrega patrimônio para particulares. Mete a mão no que é do povo. E em seguida vem precarização dos serviços, prejuízos à sociedade, altas tarifas com toda certeza.

Privatiza que piora e muito.

Em qual lugar do planeta uma empresa privada ou um grupo empresarial qualquer, até público, vende ações abaixo do mercado perdendo dinheiro?

Em qual lugar hoje do mundo que uma empresa como a Sabesp é entregue na mão da inciativa privada?

Apenas em países subdesenvolvidos ou com políticos corruptos.

Escolha qual sua alternativa para o bolsonarista Tarcísio de Freitas.